Site Oficial

Gasly e Apha Tauri, a primeira  vitória na F-1

2020 Italian GP

Uma das poucas possibilidades de Lewis Hamilton não ganhar um grande prêmio nesta temporada era acontecer uma grande zebra. E ela ocorreu em Monza, numa corrida que ficará para a história do Grande Prêmio da Itália pela vitória do francês Pierre Gasly. Mas é preciso esclarecer em que circunstâncias o triunfo da  Alpha-Tauri concretizou-se.

A rigor, tirando o merecido triunfo de Gasly, o GP da Itália foi um festival de erros e fracassos, a começar pela Mercedes que decretou a derrota de Hamilton. A principal barbeiragem  foi protagonizadas pelos engenheiro de Hamilton que, apressadamente,  chamaram o  piloto para o pit stop de pneus, após o acidente de Charles Leclerc, que destruiu a sua Ferrari contra o muro nas .. volta. Porém o boxe estava fechado, pois o carro de segurança recém tinha entrado na pista e não havia, ainda, a situação de boxe livre. Uma atitude que puniu Hamilton em 10 segundos, cumprida com a passagem pelos boxes. Uma inexplicável equívoco do staf da poderosa Mercedes, que, pelo menos, adiou a 90ª vitória  o campeão, que  passou de líder folgado a último e terminou em 7º.

Mas houve outros fracassos. O de Valtteri Bottas começou logo na largada, O finlandês, 2º no grid, partiu mal, perdeu seis posições, não recuperou-se e fechou em 5º. Max  Verstappen, normalmente escudeiro das Mercedes, abandonou na 33ª das 53 voltas sem aproveitar o mau dia da dupla Hamilton-Bottas.

Porém, o maior fracasso dessa corrida de Monza, foi mesmo o da Ferrari. Competindo no circuito que é considerado a sua casa, o fiasco aconteceu já na classificação. Leclerc não foi além do 13º e Vettel, que sequer disputou a Q3 , ficou num frustrante 17º, posições que um piloto da a Ferrari não ocupava há décadas numa largada. Na corrida a Ferrari de Vettel simplesmente ficou perigosamente sem ação freios e o alemão passou direto na primeira chicane, ficando fora o grande prêmio na 6ª volta.

Leclerc correu mais perigo. Foi ao extremo com um o carro que rendia pouco, errou numa tomada de curva e foi direto para o choque forte no muro de pneus. Escapou ileso, de uma Ferrari destruída, mas o acidente mudou toda o roteiro da corrida. Com Hamilton punido e um concorrido pit stop geral de pneus, a provafoi interrompida e reiniciada com uma nova ordem de largada liderada pelo safety car.

Aí começou um novo e, até, emocionante Grande Prêmio da Itália. Pierre Gasly na ponta seguido de Lance Stroll, Carlos Sainz, Kimi Raikkonen, Lando Norris, Daniel Ricciardo e Esteban Ocon , num pelotão que jamais se viu dominado uma corrida neste 2020. A grande atração foi a disputa de Gasly contra Carlos Sainz pela vitória, nas voltas finais. O francês resistiu bem e chegou a sua inesperada, mas merecida vitória, bem assessorado pelos seus engenheiros da Alpha-Tauri Honda.

Mas zebras à parte, o campeonato pouco mudou. Hamilton continua líder folgado com 164 pontos, agora seguido de Bottas, com 117, que superou Verstappen pela vice-liderança com 110. O herói do grande prêmio, Pierre Gasly, é o 8º colocado com 43 pontos. (LM)

Classificação:

.

 Cla 

 Nº 

 Piloto   Carro / Motor 

 Voltas 

 

1

10

Pierre Gasly AlphaTauri/Honda

53

2

55

Carlos Sainz Jr. McLaren/Renault

53

3

18

Lance Stroll Racing Point/Mercedes

53

4

4

Lando Norris McLaren/Renault

53

5

77

Valtteri Bottas Mercedes

53

6

3

Daniel Ricciardo Renault

53

7

44

Lewis Hamilton Mercedes

53

8

31

Esteban Ocon Renault

53

9

26

Daniil Kvyat AlphaTauri/Honda

53

10

11

Sergio Pérez Racing Point/Mercedes

53

11

6

Nicholas Latifi Williams/Mercedes

53

12

8

Romain Grosjean Haas/Ferrari

53

13

7

Kimi Räikkönen Alfa Romeo/Ferrari

53

14

63

George Russell Williams/Mercedes

53

15

23

Alexander Albon Red Bull/Honda

53

16

99

A.Giovinazzi Alfa Romeo/Ferrari

53

(16)

33

Max Verstappen Red Bull/Honda

30

(6)

16

Charles Leclerc Ferrari

23

(18)

20

Kevin Magnussen Haas/Ferrari

17

(20)

5

Sebastian Vettel Ferrari

6

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>