Site Oficial

 

Bélgica 1998

Treze carros abatidos na largada

B[elgica 1998 largada

Não existe circuito da Fórmula 1 que tenha uma curva tão fechada e tão próxima da largada igual à La Source, na pista belga de Spa-Francorchamps. Neste cotovelo já aconteceram, e ainda acontecerão, muitas largadas confusas e anuladas, porém a do GP da Bélgica de 1998 ficou na história por envolver nada menos que 13 pilotos.

Os causadores da confusão foram Mika Hakkinen e Michael Schumacher, os dois candidatos ao título, com o finlandês 7 pontos à frente dos 70 de Schumi, naquela 13ª das 16 corridas do ano. Hakkinen, embora na pole position, largou mal e propiciou a David Coulthard, seu companheiro de McLaren, disputar a liderança. Porém Schumacher, quarto no grid, sentiu a chance de tomar a ponta e enfiou a Ferrari junto aos McLaren para a freada da La Source. Espremeram-se e, no freia-não-freia, faltou espaço na curva e eles bateram. O alemão rodou e tocou Coulthard, que fechou Hakkinen. Os três se espalharam na curva, deixando os pilotos que vinham atrás sem espaço. Aí começou a destruição de vários F-1. Houve todo tipo de colisão: fortes, médias e algumas até em câmara lenta.

Alexander Wurz (Benetton) bateu em Hakkinen e recebeu a trombada na lateral do Sauber de Johnny Herbert. Olivier Panis também não conseguiu tirar seu Prost do circuito das trombadas e acertou o Stewart de Barrichello. Rubinho teve o seu carro atirado contra o Arrows de Mika Salo, que ficou e má posição e foi destruído pelo Tyrrell do brasileiro Ricardo Rosset.

Houve tantos carros batidos e destroçados na Source que o japonês Sinji Nakano e o argentino Esteban Tuero, da Minardi, ocupantes da na última fila, nem chegaram a percorrer 50 metros de pista.

Barrichello, Salo, Rosset e Panis não participaram da segunda largada daquela corrida tão maluca que só poderia dar zebra. E deu: Damon Hill consagrou a primeira das suas quatro vitórias pela Jordan na Fórmula 1. (LM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>