Site Oficial

Jochem Mass 1982 frança

Mass, com o Arrows, na última corrida da carreira na F-1

O GP da França de 1982 mal completara nove de suas 54 voltas programadas quando, numa manobra infeliz, o novato italiano Mauro Baldi trombou seu Arrows contra no March de Jochen Mass a mais de 200 km/h.  A consequência  foi desastrosa. O carro do alemão projetou-se contra às cercas de arame do circuito, incendiou-se e feriu onze pessoas no impacto. O piloto, a custo de muito trabalho e perigo, foi retirado ileso. Ainda assustado, com o macacão laranja chamuscado, Mass sequer quis ouvir as nervosas explicações que Baldi tentava dar-lhe gesticulando e aos gritos. Retirou o capacete e jocou as máscara incombustível e as luvas sobre os destroços  do seu March 821, como se elas estivessem contaminadas por alguma tragédia. Com a cara fechada, dirigiu-se até os boxes sem ouvir os comissários e os mecânicos que o abordavam no caminho. Teve curto e seco diálogo com seu chefe de equipe, entrou no trailler, trocou-se e foi para a Alemanha.

Três dias depois, num lacônico telefonema à sede da March, na Inglaterra, comunicou sua decisão:  “Não corro mais para vocês e nem para mais ninguém . Estou fora da Fórmula  1”.

Jochen Mass parou depois de disputar 105 grandes prêmios, em dez anos, com apenas uma vitória, no GP da Espanha de 1975. Também uma corrida acidentada, interrompida depois que seu conterrâneo, Rolf Etommelen, saiu da pista e matou cinco espectadores.

Seus amigos mais chegados contaram que que aquela renúncia não foi intempestiva. Sua vontade de deixar as pistas já tinha lhe ocorrido dois meses antes, nos treinos do GP da Bélgica de 9 de maio., Naquele dia Gilles Villeneuve tocou na roda traseira do seu carro antes de voar para a morte. Apenas Niki Lauda culpou Mass pela tragédia de Villeneuve, mas a batida, o susto, o fogo, as onze pessoas feridas e os gritos desesperados Mauro Baldi, naquele 25 de julho de 1982, em Paul Ricard, aposentaram Jochen Mass. )LM)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>