out 13 2019
Japão 2019: Deu Bottas, sem problemas
A vitória de Valtteri Bottas no GP do Japão –17ª etapa do calendário –, a rigor, ficou resumida a excelente largada do piloto finlandês. Botttas surpreendeu todo mundo com uma arrancada espetacular, da 3ª posição no grid, superando a dupla da Ferrari, Sebastian Vettel e Charles Leclerc, que dominavam a 1ª fila do e disparou com segurança, abrindo segundos importantes já nas primeiras voltas, sem ter qualquer ameaça mais séria durante as 53 voltas da corrida de Suzuka.
Pouco ou nada foi alterado durante os dois pits stops feitos pelo quarteto vanguardeiro. Para começar, Charles Leclerc forçou a passagem sobre Max Verstappen na primeira curva e bateram, o que comprometeu corrida para ambos. Leclerc ainda teve a frente da sua Ferrari trocada, caiu para último, terminou em 4º, mas uma punição de 5 segundos fixou-lhe na 7ª posição, Verstappen desistiu duas voltas após.
Sebastian Vettel não aproveitou a bela pole positiom que tinha cravado contra o favoritismo das Mercedes. Largou mal e correu para o segundo lugar, já que, Botttas era mais rápido que ele. Resistiu bem a Lewis Hamilton, manteve o pentacampeão sob controle, na briga pelo 2ª colocação, num desafio que dava a impressão que Hamilton estava de acordo com o 3º lugar no pódio, correndo muito mais para o título, no qual é líder folgado ( 64 pontos à frente de Bottas, 338 a 274) do que pela vitória em Suzuka.
Na verdade, esse GP do Japão, mostrou mais uma vez a capacidade da Ferrari, que vive uma fase de ascensão, de desperdiçar grande chances. Já teve erros táticos graves, e, como em Suzuka, seus pilotos não dominaram a potência que tinha em mão. Ao contrário da Mercedes que prima pela regularidade. Seus carros chegam sempre no máximo possível e quando não vencem, conquistam pontos importantes como demonstra a pontuação no Campeonato de Construtores, 612 pontos a 433 da Ferrari. (LM)
Análise
José Maria Rubio
NUESTRA OPINION
Ferrari: coche sí. Pilotos
Esta vez fueron los pilotos
A Ferrari en esta ocasión le fallaron los pilotos y además los dos a la vez y en la misma carrera, cuando tenían coche para ganar. La excusa de Vettel de que el ritmo de los Mercedes era mejor no vale, cuando se vio que Hamilton era impotente para adelantarle y con mejores neumáticos. A Leclerc le dejaron hacer de líder, tomando él la decisión de no entrar a cambiar el morro a la primera y eso le costó una penalización de 15 segundos que le llevó hasta la séptima posición, y al equipo en forma económica (25.000 dólares). Los dos de Ferrari, que por la mañana fueron imperiales en calificación, se diluyeron como el tifón en la carrera y eso a la hora de querer marcar territorio de líder de la escudería se tradujo en dos pilotos que fallaron cuando había coche ganador de haber estado delante desde el inicio. Hamilton fue el sacrificado por su equipo mientras Pérez tuvo la suerte de que el sistema electrónico, desmontado el viernes noche y vuelto a montar en la madrugada del domingo falló, acabando la carrera una vuelta antes y dejando a Checo con un par de puntos,, a pesar de haberse chocado con Gasly, cuando la carrera ya no estaba en marcha por el error informático, que se achacó al tifón.
Grid:
Nº | Piloto | Carro / Motor | Tempo | Atraso [s] |
Atraso [%] |
|
1 | 5 | Sebastian Vettel | Ferrari | 1’27.064 | – | – |
2 | 16 | Charles Leclerc | Ferrari | 1’27.253 | 0.189 | 0.217 |
3 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | 1’27.293 | 0.229 | 0.263 |
4 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | 1’27.302 | 0.238 | 0.273 |
5 | 33 | Max Verstappen | Red Bull/Honda | 1’27.851 | 0.787 | 0.904 |
6 | 23 | Alexander Albon | Red Bull/Honda | 1’27.851 | 0.787 | 0.904 |
7 | 55 | Carlos Sainz Jr. | McLaren/Renault | 1’28.304 | 1.240 | 1.424 |
8 | 4 | Lando Norris | McLaren/Renault | 1’28.464 | 1.400 | 1.608 |
9 | 10 | Pierre Gasly | Toro Rosso/Honda | 1’28.836 | 1.772 | 2.035 |
10 | 8 | Romain Grosjean | Haas/Ferrari | 1’29.341 | 2.277 | 2.615 |
11 | 99 | A.Giovinazzi | Alfa Romeo/Ferrari | 1’29.254 | 2.190 | 2.515 |
12 | 18 | Lance Stroll | Racing Point/Mercedes | 1’29.345 | 2.281 | 2.620 |
13 | 7 | Kimi Räikkönen | Alfa Romeo/Ferrari | 1’29.358 | 2.294 | 2.635 |
14 | 26 | Daniil Kvyat | Toro Rosso/Honda | 1’29.563 | 2.499 | 2.870 |
15 | 27 | Nico Hülkenberg | Renault | 1’30.112 | 3.048 | 3.501 |
16 | 3 | Daniel Ricciardo | Renault | 1’29.822 | 2.758 | 3.168 |
17 | 11 | Sergio Pérez | Racing Point/Mercedes | 1’30.344 | 3.280 | 3.767 |
18 | 63 | George Russell | Williams/Mercedes | 1’30.364 | 3.300 | 3.790 |
19 | 20 | Kevin Magnussen | Haas/Ferrari | – | – | – |
5-place penalty for replacing the gearbox | ||||||
20 | 88 | Robert Kubica | Williams/Mercedes | – | – | – |
5-place penalty for replacing the gearbox Required to |
Classificação:
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
Pilotos:
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
Construtores:
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|