maio 12 2019

Espanha 2019: Deu a dobradinha de sempre Hamilton-Bottas

Published by at 14:26 under Sem categoria

Hamilton, já pode pensar no hexa

O GP da Espanha foi o resumo do campeonato de 2019, nos seus primeiros cinco atos, apresentando três estrelas e vários coadjuvantes: os Flechas de Prata e seus pilotos, Lewis Hamilton e Valtteri Bottas.

Em Montemeló não foi diferente do que aconteceu nos quatro primeiros grandes prêmios anteriores, com a dobradinha da Mercedes dominado a primeira fila do grid, com Bottas e Hamilton, e invertendo essa ordem no pódio. A Ferrari, de quem se esperava uma reação nesta abertura de temporada europeia, mais uma vez, não confirmou a sua ameaça de fazer frente aos carros alemães. O máximo  que protagonizou foi um duelo doméstico entre Vettel e Leclerc, mesmo assim fecharam a corrida atrás do Red Bull de Max Verstappen, em modestos – para a Ferrari — em 4º e 5º lugares.

Vale relembrar, portanto, que o roteiro dos grandes prêmios de 2019 seguem o mesmo enredo.

Na Austrália, na abertura do campeonato, a Fórmula 1 2019 repetiu o ano passado: com supremacia inconteste da Mercedes. Apenas uma mudança na ordem da dobradinha alemã, Vatteri Bottas foi o vencedor com Lewis Hamilton em segundo. Max Versstappen completou o primeiro pódio do ano num grande prêmio em que a grande decepção foi a Ferrari.  Se esperava muito do time italiano, mas seu boxe pecou tanto na estratégia da corrida quanto Sebastian Vettel em performance.

Como era a primeira corrida do ano, suspeitava-se que a Ferrari tinha aprendido com os equívocos e que viria mais competitiva para o Bahrein.

Parecia seria a protagonista no Bahrein, com a grande performance do jovem Charles Leclerc que dominou todos os treinos e emplacou uma pole position em cima da dupla da Mercedes. Outra decepção. O seu carro teve um problema de potência na 45ª das 57 voltas da corrida, não conseguindo transferir a captação de energia dos freios e turbo para o motor, causando uma perda na potência do propulsor da Ferrari em 165 cvs.  Uma pane lamentável que acabou com uma corrida espetacular o do jovem monegasco de 21 anos.

Na China, no balado Grande Prêmio 1000 da F-1, esperava-se uma reação da Ferrari, principalmente porque os italianos anunciavam uma melhora na potência. Porém o que se viu foi um novo domínio da Mercedes, com Bottas e Hamilton dominando a primeira fila e consagrando, na ordem invertida, a terceira dobradinha do ano, com a brilhante 65ª vitória de Lewis Hamilton no milésimo grande prêmio da F-1.

Em Azerbajão não foi diferente. Charles Leclerc dominou todos os treinos com relativa folga. Parecia o que seria dono da pole position, mas na segunda bateria da tomada de tempos, a Q2, o jovem piloto bateu e ficou fora da tomada final. Largou em 8º, fez grandes ultrapassagens, chegou a liderar a corrida da por várias voltas ( 22ª a 33ª), aproveitando o pit stop da dupla da Mercedes, mas foi vencido pelo desgastes dos pneus. Não progrediu além do 5º lugar lógico, mas fez a proza de somar um pontinho, da volta mais rápida, após trocar os pneus na 55ª e última volta do grande prêmio.

A Mercedes confirmou o favoritismo neste início de campeonato da Fórmula 1 ao concretizar a quarta dobradinha consecutiva com Valtteri Bottas e Lewis Hamilton no. Como aconteceu nas três corridas anteriores a Ferrari ameaçou ter   mais velocidade na retas, mas na hora da prova é a Mercedes, com Bottas ou Hamilton – não necessariamente nesta ordem – quem domina a corrida.

Neste primeiro grande prêmio da temporada na Europa, na Espanha, pista onde a Ferrari demonstrou muita força na pré-temporada tampouco confirmou os testes de inverno. Agora, a promessa da dupla da Mercedes ter a ameaça da Ferrari volta-se para a próxima corrida, o GP de Mônaco. Nas ruas do Principado as características da pistas são diferentes. Não é definitiva a potência, prevalecendo a aerodinâmica, a habilidade e a concentração. Menos obstáculos, portanto para a Ferrari reagir. Mas se o scrip não mudar, restará aos amantes da F-1 eleger por quem torcer: por Hamilton ou Bottas. (LM)

Anállise

NUESTRA NOTA

josé Maaria Rubio

Hamilton 5

No tuvo rival en las 66 vueltas de carrera. Logró la victoria y la vuelta rápida tras adelantar a Bottas en la salida. Ya lidera el mundial

 

Bottas 4

En la salida perdió la que podría haber sido su tercera victoria de la temporada. El sábado marcó su 3ª pole consecutiva

 

Verstappen 5

2º podio del año que le aúpa a la 3ª posición de la general con 2 puntos de ventaja sobre Vettel. Muy fuerte esta temporada

 

Vettel 3

Al principio de carrera tuvo que dejase adelantar por Leclerc, pero luego, con mejor ritmo, le superó y terminó 4º

 

 

Leclerc 3

Con una estrategia diferente, intentó llegar al final con los duros, pero con el SCar en pista entró de nuevo en boxes

 

Gasly 3

En el primer stint fue bien pero luego en el segundo sufrió degradación y poco agarre, no pudo luchar y terminó 6º

 

Magnussen 1

Estuvo cerca de tocarse con Grosjean. Steiner habló con los pilotos tras la carrera, a ver si cambian. Fue más listo que Grosjean tras el SC,

 

Sainz 5

Una carrera muy trabajada, con mucha presión encima, y salió con notable alto y cuatro puntos que le colocan a 2 de Norris.

 

Kvyat 2

Problemas de comunicación por radio. Perdió mucho tiempo en boxes en el segundo pit stop y terminó 9º

 

Grosjean 1

A punto estuvo de llevarse por delante a su compañero, incluso se tocó con Sainz, y en tres ocasiones se salió en el mismo punto

 

Albon 1

Batalló con Grosjean luchando por el último punto en juego, pero finalmente se lo llevó el francés, pero el asiático hace volar al Toro Rosso

 

Ricciardo 2

Luchó en carrera con Sainz al que superó al principio, pero luego con el compuesto duro no pudo con él. Terminó 12º

 

Hulkenberg 2

Tuvo que partir desde el pit lane y cambió el motor. Desde allí poco pudo hacer, solo cruzar la meta 13º

 

Raikkonen 1

Reconoció que necesitan los test que se disputan tras el GP, tras un fin de semana complicado y con problemas

 

Perez 2

“Un fin de semana para olvidar”, reconoció después de calificar 15º y terminar en la misma posición

 

Giovinazzi 1

Colocó un nuevo cambio aunque la penalización (5 pos.) no le afectó (salió 18º). Cruzó la meta 16º, sin adelantar

 

Russell 1

Le colocaron un nuevo cambio y partió último. Otra carrera para olvidar. Casi echa de menos correr en F2, donde al menos tenía alguna satisfacción.

 

Kubica 1

Tiene la amenaza de Latifi para sustituirle, pero el problema es el “botijo” que lleva y con el que no se puede hacer mucho más

 

Stroll 1

“Noté que me empujaban y me fui fuera hasta la gravilla”, dijo el canadiense tras el accidente que dejó KO también a Norris

 

Norris 1

A pesar de salir décimo estuvo siempre fuera de los puntos y acusa falta de experiencia en carrera . Mucho que mejorar.

 

Grid:

la   Nº   Piloto   Carro / Motor   Tempo   Atraso
[s]  
 Atraso
[%]  
1 77 Valtteri Bottas Mercedes 1’15.406
2 44 Lewis Hamilton Mercedes 1’16.040 0.634 0.841
3 5 Sebastian Vettel Ferrari 1’16.272 0.866 1.148
4 33 Max Verstappen Red Bull/Honda 1’16.357 0.951 1.261
5 16 Charles Leclerc Ferrari 1’16.588 1.182 1.568
6 10 Pierre Gasly Red Bull/Honda 1’16.708 1.302 1.727
7 8 Romain Grosjean Haas/Ferrari 1’16.911 1.505 1.996
8 20 Kevin Magnussen Haas/Ferrari 1’16.922 1.516 2.010
9 26 Daniil Kvyat Toro Rosso/Honda 1’17.573 2.167 2.874
10 4 Lando Norris McLaren/Renault 1’17.338 1.932 2.562
11 23 Alexander Albon Toro Rosso/Honda 1’17.445 2.039 2.704
12 55 Carlos Sainz Jr. McLaren/Renault 1’17.599 2.193 2.908
13 3 Daniel Ricciardo Renault 1’18.106 2.700 3.581
14 7 Kimi Räikkönen Alfa Romeo/Ferrari 1’17.788 2.382 3.159
15 11 Sergio Pérez Racing Point/Mercedes 1’17.886 2.480 3.289
16 27 Nico Hülkenberg Renault 1’18.404 2.998 3.976
17 18 Lance Stroll Racing Point/Mercedes 1’18.471 3.065 4.065
18 99 A.Giovinazzi Alfa Romeo/Ferrari 1’18.664 3.258 4.321
19 88 Robert Kubica Williams/Mercedes 1’20.254 4.848 6.429
20 63 George Russell Williams/Mercedes 1’19.072 3.666 4.862

Classificação:

 Cla   Nº   Piloto   Carro / Motor   Voltas   Tempo   Atraso/Abandono 
1 44 Lewis Hamilton Mercedes 66 1:35’50.443
2 77 Valtteri Bottas Mercedes 66 1:35’54.517 4.074
3 33 Max Verstappen Red Bull/Honda 66 1:35’58.122 7.679
4 5 Sebastian Vettel Ferrari 66 1:35’59.610 9.167
5 16 Charles Leclerc Ferrari 66 1:36’03.804 13.361
6 10 Pierre Gasly Red Bull/Honda 66 1:36’10.019 19.576
7 20 Kevin Magnussen Haas/Ferrari 66 1:36’18.602 28.159
8 55 Carlos Sainz Jr. McLaren/Renault 66 1:36’22.785 32.342
9 26 Daniil Kvyat Toro Rosso/Honda 66 1:36’23.499 33.056
10 8 Romain Grosjean Haas/Ferrari 66 1:36’25.084 34.641
11 23 Alexander Albon Toro Rosso/Honda 66 1:36’25.888 35.445
12 3 Daniel Ricciardo Renault 66 1:36’27.201 36.758
13 27 Nico Hülkenberg Renault 66 1:36’29.684 39.241
14 7 Kimi Räikkönen Alfa Romeo/Ferrari 66 1:36’32.246 41.803
15 11 Sergio Pérez Racing Point/Mercedes 66 1:36’37.320 46.877
16 99 A.Giovinazzi Alfa Romeo/Ferrari 66 1:36’38.134 47.691
17 63 George Russell Williams/Mercedes 65 1:36’50.228 1 Volta
18 88 Robert Kubica Williams/Mercedes 65 1:36’57.514 1 Volta
(14) 18 Lance Stroll Racing Point/Mercedes 44 1:02’21.510 Colisão
(15) 4 Lando Norris McLaren/Renault 44 1:02’22.095 Colisão

 

Pilotos:

 Cla   Piloto   Pontos  Grandes Prêmios
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21
1 Lewis Hamilton 112   18 25 25 18 26
2 Valtteri Bottas 105   26 18 18 25 18
3 Max Verstappen 66   15 12 12 12 15
4 Sebastian Vettel 64   12 10 15 15 12
5 Charles Leclerc 57   10 16 10 11 10
6 Pierre Gasly 21   4 9 8
7 Kevin Magnussen 14   8 6
8 Sergio Pérez 13   1 4 8
9 Kimi Räikkönen 13   4 6 2 1
10 Lando Norris 12   8 4
11 Carlos Sainz Jr. 10   6 4
12 Daniel Ricciardo 6   6
13 Nico Hülkenberg 6   6
14 Lance Stroll 4   2 2
15 Alexander Albon 3   2 1
16 Daniil Kvyat 3   1 2
17 Romain Grosjean 1   1
18 A.Giovinazzi 0  
19 George Russell 0  
20 Robert Kubica 0

 

Construtores:

 Cla   Construtor   Pontos  Grandes Prêmios
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21
1 Mercedes 217   44 43 43 43 44
2 Ferrari 121   22 26 25 26 22
3 Red Bull/Honda 87   15 16 21 12 23
4 McLaren/Renault 22   8 10 4
5 Racing Point/Mercedes 17   2 1 4 10
6 Haas/Ferrari 15   8 7
7 Alfa Romeo/Ferrari 13   4 6 2 1
8 Renault 12   6 6
9 Toro Rosso/Honda 6   1 2 1 2
10 Williams/Mercedes 0  

 

No responses yet

Trackback URI | Comments RSS

Leave a Reply