ago 02 2020

Inglaterra 2020: Hamilton por um triz

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Hamilton 6ª vitória em Silverstone

2020 British GP

O GP da Inglaterra demonstrou como a Mercedes e Cia podem ser derrotados: só pelas quebras. Pois foi o fortuito que determinou o pódio de Silverstone. A quebra — pneus furado de Valtteri Bottas  — foi que determinou o 2º lugar de Max Verstappen e o presente do 3º lugar a Charles Leclerc. Tudo isso na volta 50, das 52 da corrida. Sim, porque até a penúltima volta, a vitória de Lewis Hamilton e a dobradinha dos Flechas Negras era total.

A atração deste GP da  Inglaterra ficava por conta dos duelos das McLaren do promissor Lando Norris e Carlos Sainz, Dailiel Ricciardo, Esteban Ocon e Pierre Gasly, que fez uma ultrapassagem magnífica sobre  Sebastian Vettel, na disputa da 10ª colocação, ressaltando a péssima fase da Ferrari.

Lewis e Bottas largaram na primeira  fila a mantiveram durante 50 voltas. A disputa inicial de Max Verstappen e Charles Leclerc só aconteceu apenas na largada, depois acomodaram-se e limitaram-se a seguir os carros da Mercedes, sem muita pretensão. Porém a duas voltas do final a emoção tomou conta do grande prêmio — caso raro na F-1 2020 –. Foi quando pneu traseiro  esquerdo do carro de Bottas desmanchou- se sendo ultrapassado por Verstappen e Leclerc. Uma volta depois foi a Mercedes de Hamilton que teve o mesmo problema, e Verstappen só não ganhou a corrida porque foi chamado ao boxe para trocar os pneus para fazer a volta mais rápida. Foi um erro de estratégia, por que se o holandês se mantivesse na pista, teria fatalmente tirado os 13 segundos que o separava de  Hamilton e venceria o GP da Inglaterra já que o inglês arrastou o seu carro claudicando até a bandeirada. Moral da história: a fome por  mais um pontinho fez Verstappen perder 25 e a vitória. Mas domingo haverá outro grande prêmio em Silverstone, o da comemoração dos 70 anos da Fórmula 1, tomara que seja com emoções. (LM)

Grid:

    Cla  Nº  Piloto  Carro / Motor  Tempo  Atraso[s]   Atraso[%]  144Lewis HamiltonMercedes1’24.303–277Valtteri BottasMercedes1’24.6160.3130.371333Max VerstappenRed Bull/Honda1’25.3251.0221.212416Charles LeclercFerrari1’25.4271.1241.33354Lando NorrisMcLaren/Renault1’25.7821.4791.754618Lance StrollRacing Point/Mercedes1’25.8391.5361.822755Carlos Sainz Jr.McLaren/Renault1’25.9651.6621.97183Daniel RicciardoRenault1’26.0091.7062.024931Esteban OconRenault1’26.2091.9062.261105Sebastian VettelFerrari1’26.3392.0362.4151110Pierre GaslyAlphaTauri/Honda1’26.5012.1982.6071223Alexander AlbonRed Bull/Honda1’26.5452.2422.6591327Nico HülkenbergRacing Point/Mercedes1’26.5662.2632.6841420Kevin MagnussenHaas/Ferrari1’27.1582.8553.3871599A.GiovinazziAlfa Romeo/Ferrari1’27.1642.8613.394167Kimi RäikkönenAlfa Romeo/Ferrari1’27.3663.0633.633178Romain GrosjeanHaas/Ferrari1’27.6433.3403.962186Nicholas LatifiWilliams/Mercedes1’27.7053.4024.0351926Daniil KvyatAlphaTauri/Honda1’26.7442.4412.896  -penalizado por em 5 posições por trocar câmbio2063George RussellWilliams/Mercedes1’27.0922.7893.308  5-punido em 5 posições por desobedecer bandeira amarela   

Classificação:

  
  Cla  Nº  Piloto  Carro / Motor  Voltas  Tempo  Atraso/Abandono 144Lewis HamiltonMercedes521:28’01.283 233Max VerstappenRed Bull/Honda521:28’07.1395.856316Charles LeclercFerrari521:28’19.75718.47443Daniel RicciardoRenault521:28’20.93319.65054Lando NorrisMcLaren/Renault521:28’23.56022.277631Esteban OconRenault521:28’28.22026.937710Pierre GaslyAlphaTauri/Honda521:28’32.47131.188823Alexander AlbonRed Bull/Honda521:28’33.95332.670918Lance StrollRacing Point/Mercedes521:28’38.59437.311105Sebastian VettelFerrari521:28’43.14041.8571177Valtteri BottasMercedes521:28’43.45042.1671263George RussellWilliams/Mercedes521:28’53.28752.0041355Carlos Sainz Jr.McLaren/Renault521:28’54.65353.3701499A.GiovinazziAlfa Romeo/Ferrari521:28’55.48854.205  5-second penalty for causing a collision156Nicholas LatifiWilliams/Mercedes521:28’55.83254.549168Romain GrosjeanHaas/Ferrari521:28’56.33355.050177Kimi RäikkönenAlfa Romeo/Ferrari511:28’40.2651 Volta (12)26Daniil KvyatAlphaTauri/Honda1120’32.601Furo(15)20Kevin MagnussenHaas/Ferrari11’43.753Colisão 27Nico HülkenbergRacing Point/Mercedes0 Não alinhou 
  

Mundial:

 Pontos Grandes Prêmios
12345678910111213
1Lewis Hamilton88  12252625
2Valtteri Bottas58  251815
3Max Verstappen52  151819
4Lando Norris36  161010
5Charles Leclerc33  1815
6Alexander Albon26  12104
7Sergio Pérez22  886
8Lance Stroll20  6122
9Daniel Ricciardo20  4412
10Carlos Sainz Jr.15  1032
11Esteban Ocon12  48
12Pierre Gasly12  66
13Sebastian Vettel10  181
14Antonio Giovinazzi2  2
15Daniil Kvyat1  1
16Kevin Magnussen1  1
17Nicholas Latifi0  

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jul 22 2020

Hungria 2020: Ninguém segura Hamilton

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2020 Hungarian GP

A Mercedes, e Hamilton, fazem a festa  a cada corrida

Se não fosse a bravura de Max Verstappen o GP da Hungria seria enfadonho. Isso porque o holandês foi o único piloto a obrigar  com as Mercedes metendo-se entre Lewis Hamilton e Valtteri Bottas no pódio. Já que amais uma vez as Mercedes dominaram  o grid e se anunciava outra dobradinha dos carros negros, sem previsão de ameaças. Hamilton seguiu o script. Fez a sua 90ª pole position e emplacou a 86 vitória — 8ª na Hungria — numa performance irrepreensível, que culminou  com a volta mais rápida e a liderança do campeonato. Já Bottas, cometeu uma barbeiragem     na partida, ao queimar a largada e depois tirar o pé para não ser punido, animou a corrida húngara propiciando ao bravo Verstappen brigar pelo 2º lugar no pódio.

Sem dúvida, Max Verstappen foi o grande nome do GP da Hungria. Iniciou o domingo mal. Bateu seu Red Bull na volta de  reconhecimento, comprometendo a suspensão dianteira e a aerodinâmica  do seu carro. Uma pancada forte que manteve a dúvida sobre se largaria até o minuto derradeiro da largada.  A equipe foi  competente e rápida entregando o carro — uma incógnita — para o piloto tentar a sorte.

Corajoso, Verstappen pulou do 7º lugar do grid para 3º e, em seguida, venceu  Lance Stroll — uma surpresa com o seu Racing Point na 3ª colocação — e as duas Ferrari de  Sebastian Vettel ( 5º) e  Charlesl Leclerc (6º), com  o claro intuito de fugir da Mercedes de Bottas, seu inimigo anunciado, que caíra  para 4º na partida.

Claro que Bottas reagiu. A Mercedes concentrou  nele a estratégia principal  já que Hamilton corria  soberbo e folgado na ponta. Há 10 voltas das 70 do grande prêmio, os cálculos dos engenheiros de Bottas era o de que ele encostaria em Verstappen na antepenúltima, se  mantivesse a perseguição na qual ganhava 1,5 segundo por volta. Realmente aconteceu. Porém o holandês, mesmo com os pneus desgastados, não permitiu a ultrapassagem, agindo  brilhantemente ao aproveitar a presença de retardatários que colocou entre ele e Bottas.

Não fosse a valentia de Verstappen, se descreveria este GP da Hungria com mais uma superioridade das Mercedes e novo fracasso da Ferrari. Vetel e Leclerc classificaram-se mal no grid e na corrida o vexame foi maior. Ficaram atrás dos Racing Point de Stroll e Peres  enunca estiveram presentes na corrida. Vettel ainda emplacou um 5º lugar, mas Leclerc fechou em 16º, uma volta atrás de  Hamilton, Verstappen, Bottas, Stroll e Alexander Albon, da Red Bull.  E o pior, a própria Ferrari admite que pouco poderá mostrar na temporada.(LM)

Grid:

    Cla  Nº  Piloto  Carro / Motor  Tempo  Atraso[s]   Atraso[%]  144Lewis HamiltonMercedes1’13.447–277Valtteri BottasMercedes1’13.5540.1070.146318Lance StrollRacing Point/Mercedes1’14.3770.9301.266411Sergio PérezRacing Point/Mercedes1’14.5451.0981.49555Sebastian VettelFerrari1’14.7741.3271.807616Charles LeclercFerrari1’14.8171.3701.865733Max VerstappenRed Bull/Honda1’14.8491.4021.90984Lando NorrisMcLaren/Renault1’14.9661.5192.068955Carlos Sainz Jr.McLaren/Renault1’15.0271.5802.1511010Pierre GaslyAlphaTauri/Honda—113Daniel RicciardoRenault1’15.6612.2143.0141263George RussellWilliams/Mercedes1’15.6982.2513.0651323Alexander AlbonRed Bull/Honda1’15.7152.2683.0881431Esteban OconRenault1’15.7422.2953.125156Nicholas LatifiWilliams/Mercedes1’16.5443.0974.2171620Kevin MagnussenHaas/Ferrari1’16.1522.7053.683  Largou dos boxes1726Daniil KvyatAlphaTauri/Honda1’16.2042.7573.754188Romain GrosjeanHaas/Ferrari1’16.4072.9604.030  Largou dos boxe1999A.GiovinazziAlfa Romeo/Ferrari1’16.5063.0594.165207Kimi RäikkönenAlfa Romeo/Ferrari1’16.6143.1674.312   

Classificação:

loto  Carro / Motor  Voltas  Tempo  Atraso/Abandono 
144Lewis HamiltonMercedes701:36’12.473
233Max VerstappenRed Bull/Honda701:36’21.1758.702
377Valtteri BottasMercedes701:36’21.9259.452
418Lance StrollRacing Point/Mercedes701:37’10.05257.579
523Alexander AlbonRed Bull/Honda701:37’30.7891’18.316
65Sebastian VettelFerrari691:36’17.9611 Volta
711Sergio PérezRacing Point/Mercedes691:36’19.0991 Volta
83Daniel RicciardoRenault691:36’20.0491 Volta
955Carlos Sainz Jr.McLaren/Renault691:36’34.4681 Volta
1020Kevin MagnussenHaas/Ferrari691:36’42.3961 Volta
10-segundos punição por manobra perigosa no grid
1116Charles LeclercFerrari691:36’52.9621 Volta
1226Daniil KvyatAlphaTauri/Honda691:36’57.8221 Volta
134Lando NorrisMcLaren/Renault691:36’58.5611 Volta
1431Esteban OconRenault691:36’59.4371 Volta
157Kimi RäikkönenAlfa Romeo/Ferrari691:37’06.0781 Volta
168Romain GrosjeanHaas/Ferrari691:37’14.8971 Volta
Penalizado em 10 segundos, obstrução de ultrapassagem
1799A.GiovinazziAlfa Romeo/Ferrari691:37’26.7091 Volta
1863George RussellWilliams/Mercedes691:37’27.8441 Volta
196Nicholas LatifiWilliams/Mercedes651:37’02.7215 Voltas
(18)10Pierre GaslyAlphaTauri/Honda1522’50.273

Campeonato:

  
  Cla  Piloto  Pontos Grandes Prêmios123456789101Lewis Hamilton63  122526       2Valtteri Bottas58  251815       3Max Verstappen33  -1518       4Lando Norris26  1610-       5Alexander Albon22  -1210       6Sergio Pérez22  886       7Charles Leclerc18  18–       8Lance Stroll18  -612       9Carlos Sainz Jr.15  1032       10Sebastian Vettel9  1-8       11Daniel Ricciardo8  -44       12Pierre Gasly6  6–       13Esteban Ocon4  4–       14Antonio Giovinazzi2  2–       15Daniil Kvyat1  -1-       16Kevin Magnussen1  –1       17Kimi Räikkönen           

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jul 22 2020

Styria 2020: Deu Hamilton sem ameaças

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Hamilton Styrin

Hamilton passeou no GP da Styria

O GP de Styria, realizado na  Áustria, no circuito de Spilberg, o mesmo circuito do grande prêmio do pais, aconteceu simplesmente mais um desfile da Mercedes Benz, desta vez com Lewis Hamilton, que venceu de ponta a ponta. A rigor, foi um  fim de semana-show do inglês que completou uma volta espetacular na classificação sob um dilúvio que desabou no circuito. Foi mais de um segundo de vantagem de Max Verstappen, o segundo colocado, numa formação de grid em que ele marcou a sua 89ª pole position nu num espetáculo no qual os pilotos mais pareciam aqualoucos.

Da corrida há pouco a dizer de Lewis, a não ser que ele foi quase perfeito num desfile em que não teve ameaças, seguido por Valtteri Bottas em mais uma dobradinha da Mercedes.  Louve-se o esforço de Max Verstappen, que estoicamente manteve a segunda posição a té a penúltima das 71 voltas quando foi superado pelo finlandês. Também, com boa vontade, pose-se salientar, os ótimos duelos pela posições intermediárias entre a McLaren e a Racing Point, com Carlos Sainz e Lando Norris contra Sergio Peres e Lance Stroll protagonizando várias ultrapassagens e troca de posições durante toda a prova.

E a Ferrari? Bem o time italiano merece um capítulo à parte nesta corrida da Styria. Foi um vexame para passar à história. Na classificação ambos perderam  posições no grid por  obstarem tentativas de classificações de adversários obrigando Sebastian Vettel a largar em 10º e Charles Leclerc em 11º. Mas se na formação  do grid a colocação foi vexatória, na corrida foi pior. Pois logo na segunda curva Leclerc subiu na zebra decolou e atingiu a Ferrari de Vettel ficando ambos fora  do grande prêmio. Leclerc assumiu a culpa pelo fiasco, mas há muito mais na Ferrari por ser assumido neste início de temporada. Na verdade, desde que a FIA examinou o motor italiano, antes da largada da temporada  — aceitando uma denúncia da Red Bull — que a potência do seu motor,  principalmente nas retas, não apresenta a potência de 2019. A Federação Internacional de Automobilismo manteve o resultado do exame sob sigilo, mas é notório que o propulsor italiano caiu de potência.

No próximo domingo teremos a terceira corrida de ano, o GP da Hungria. Mas pelo que se viu nas duas corridas na pista da Red Bull Ring dificilmente ocorrerá  grande novidades. A depender da Ferrari será muito difícil, a opção é torcer para que a Red Bull, e principalmente Verstappen, faça alguma proeza para dificultar outro desfile das Mercedes, (M)

Campeonato:

 Piloto  Pontos Grandes Prêmios
12345678910
1Valtteri Bottas43  2518
2Lewis Hamilton37  1225
3Lando Norris26  1610
4Charles Leclerc18  18
5Sergio Pérez16  88
6Max Verstappen15  15
7Carlos Sainz Jr.13  103
8Alexander Albon12  12
9Pierre Gasly6  6
10Lance Stroll6  6
11Esteban Ocon4  4
11Daniel Ricciardo4  4
13Antonio Giovinazzi2  2
14Daniil Kvyat1  1
15Sebastian Vettel1  1
16Nicholas Latifi

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jul 22 2020

Áustria 2020: Mercedes vence fácil com Bottas

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2020 Austrian GP

Bottas 1º vencedor de 2020

Depois de um grande suspense a F-12020 deu a largada no GP da Áustria com a mesmice das vitórias da Mercedes, nesta estréia com Valtteri Bottas de ponta a ponta. Quem olhar o pódio  formado por Bottas, Charles Leclerc (Ferrari) e Lando Norris (McLaren-Renault) pode ter a falsa impressão de que foi uma corrida bem disputada. Mas, na verdade, foi apenas a repetição da superioridade da Mercedes do ano passado, com participação definitiva dos acidentes e as punições nas colocações finais.

Para começar Lewis Hamilton foi punido na formação do grid, perdendo três posições, baixando de 2º para 5º por não obedecer uma bandeira amarela na última  volta da Q3. Durante as 71 voltas da prova, as três entradas do safety car, motivadas pelos acidentes de Kevin Magnussen (Haas-Ferrari) Romain Grosjean (Haas-Ferrari) e Kimi Raikkonen (Alfa Romeo-Ferrari) juntaram carros propiciando mais três largadas, desmanchando várias vantagens. Também o abandono de Max Verstappen, na 11ª volta,com pane hidráulica no seu Red Bull, a punição de Sergio Pérez (Racing Point) por ultrapassar a velocidade nos boxes e a batida de Lewis Hamilton em Alexander Albon, quando o tailandês da Red Bull ia ultrapassá-lo, rendeu ao hexacampeão 5 segundos de punição que  o tirou do 2º lugar do pódio para 4º, definiram as situações do GP austríaco.

Também esse primeiro grande prêmio da temporada demonstrou algumas constatações. Por exemplo: a Ferrari está mal e sua principal deficiência na Áustria foi a falta de potência no motor. Sebastian Vettel sequer chegou a disputar a pole position, ficando de fora da terceira bateria da classificação e Charles Leclerc passou na 10ª  e última posição da Q3, conseguindo apenas o 7º posto  no grid. O pódio de Leclerc se deu pela inteligência do seu boxe num pit stop de pneus, na penúltima estrada do safety car e a punição de Hamilton.

A Red Bull é candidata à segunda força do campeonato, pois embora Verstappen tenha abandonado, o novato Abon demonstrou que os carro está competitivo e será um páreo duro para a Ferrari. Louve-se, ainda, as boas corridas da McLaren, com o promissor Lando Norris e Carlos Sainz, a melhora da Rancing Point — clone da Mercedes — com Sergio Perez, e a irregular Renault de Daniel Ricciardo, embora haja uma distância quilométrica para a Mercedes, novamente a favorita a tudo na F12020. (LM)

Grid:

 Carro / Motor  Tempo  Atraso[s]   Atraso[%]  177Valtteri BottasMercedes1’02.939–244Lewis HamiltonMercedes1’02.9510.0120.019333Max VerstappenRed Bull/Honda1’03.4770.5380.85544Lando NorrisMcLaren/Renault1’03.6260.6871.092523Alexander AlbonRed Bull/Honda1’03.8680.9291.476611Sergio PérezRacing Point/Mercedes1’03.8680.9291.476716Charles LeclercFerrari1’03.9230.9841.563855Carlos Sainz Jr.McLaren/Renault1’03.9711.0321.640918Lance StrollRacing Point/Mercedes1’04.0291.0901.732103Daniel RicciardoRenault1’04.2391.3002.065115Sebastian VettelFerrari1’04.2061.2672.0131210Pierre GaslyAlphaTauri/Honda1’04.3051.3662.1701326Daniil KvyatAlphaTauri/Honda1’04.4311.4922.3711431Esteban OconRenault1’04.6431.7042.707158Romain GrosjeanHaas/Ferrari1’04.6911.7522.7841620Kevin MagnussenHaas/Ferrari1’05.1642.2253.5351763George RussellWilliams/Mercedes1’05.1672.2283.5401899A.GiovinazziAlfa Romeo/Ferrari1’05.1752.2363.553197Kimi RäikkönenAlfa Romeo/Ferrari1’05.2242.2853.630206Nicholas LatifiWilliams/Mercedes1’05.7572.8184.477 
  

Classificação:

  
  Cla  Nº  Piloto  Carro / Motor  Voltas  Tempo  Atraso/Abandono 177Valtteri BottasMercedes711:30’55.739 216Charles LeclercFerrari711:30’58.4392.70034Lando NorrisMcLaren/Renault711:31’01.2305.491444Lewis HamiltonMercedes711:31’01.4285.689  5-second penalty for causing a collision555Carlos Sainz Jr.McLaren/Renault711:31’04.6428.903611Sergio PérezRacing Point/Mercedes711:31’10.83115.092  5-second penalty for speeding in the pit lane710Pierre GaslyAlphaTauri/Honda711:31’12.42116.682831Esteban OconRenault711:31’13.19517.456999A.GiovinazziAlfa Romeo/Ferrari711:31’16.88521.146105Sebastian VettelFerrari711:31’20.28424.545116Nicholas LatifiWilliams/Mercedes711:31’27.38931.6501226Daniil KvyatAlphaTauri/Honda691:29’04.910Furo1323Alexander AlbonRed Bull/Honda671:26’42.987Power Unit (12)7Kimi RäikkönenAlfa Romeo/Ferrari531:06’20.856Roda(13)63George RussellWilliams/Mercedes491:00’28.281Pressão de combustível(16)8Romain GrosjeanHaas/Ferrari491:01’35.277Freios(11)20Kevin MagnussenHaas/Ferrari2428’42.304Freios(14)18Lance StrollRacing Point/Mercedes2024’01.226Abandono(19)3Daniel RicciardoRenault1720’41.329Superaquecimento(20)33Max VerstappenRed Bull/Honda1113’57.678Sistema hidráulico 
  

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dez 01 2019

Abu Dhabi 2019: Hamilton se despede em grande estilo

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Hamilton fechou a temporada de F-1 de 2019 no  GP de Abu Dhabi consagrando um ano espetacular. Marcou a  sua 11ª vitória da temporada, a 84ª da carreira, coroando a 88ª poles position e, de quebra, marcou a volta mais rápida da corrida, somando 413 pontos no campeonato e 3431  na carreira de 250 gps disputados entre 2007 a 2019.

Em Abu Dhabi, Hamilton nada mais fez do que consagrar a sua espetacular fase, provando que é o mais competente piloto da atualidade. Tudo bem que pilota um Mercedes, um carro  extraordinário, mas um é digno do outro, porque numa corrida normal não tem adversário no circo atual. Mesmo com todo esforço da Ferrari e da Red Bull, com Charles Leclerc e Max Verstappen, estrelas jovens e promissoras, Hamilton teve seu sexto título ameaçado. Teve derrotas, mas terminou todas as voltas dos 21 grandes prêmio deste ano sempre como protagonista.

E se 2019 fecha com a consagração de Hamilton e da Mercedes. as afirmações de Verstappen e Leclerc, também encerra com alguns sinais preocupantes. Um dos mais evidentes e tristes, é o declínio de Sebastian Vetttel. O tetracampeão foi batido pelo jovem Leclerc dentro da Ferrari de maneira clara. Também é verdade que a Ferrari errou demais em suas estratégias de corrida, colocando vitórias fora por erros táticos, ma no caso e Vettel é evidente que não tem a mesma performance dos anos de campeão.

Sobre a corrida do belo circuito de Yas Marina, pouco se tem a comentar. Hamilton  nem suou para vencer de ponta a ponta, deixando apenas o duelo pelo 2º lugar entre Verestappen e  Leclerc como atração. Louve-se o surgimento do motor  Honda equipando dos Red Bull e os sinais de ressurgimento da McLaren. Com as várias mudanças no regulamento, anunciadas pela FISA para 2020, que visa tornar mais igualdade na competição, pode ser que mude algumas coisas, embora já se anuncie que a Mercedes tem o seu novo modelo  bem adiantado, Pagamos para ver, até 2020. (LM)

 Cla   Construtor   Pontos  Grandes Prêmios
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21
1 Mercedes 739   44 43 43 43 44 40 38 43 25 44 2 29 33 34 22 44 41 40 43 6 38
2 Ferrari 504   22 26 25 26 22 18 33 26 30 15 18 27 38 25 43 15 26 31 13 25
3 Red Bull/Honda 417   15 16 21 12 23 23 14 13 32 22 26 27 10 12 23 22 12 18 25 25 26
4 McLaren/Renault 145   8 10 4 8 10 12 8 10 12 1 6 12 10 10 19 5
5 Renault 91   6 6 2 14 4 7 4 22 2 1 5 10 8
6 Toro Rosso/Honda 85   1 2 1 2 10 1 2 23 1 8 4 7 2 19 2
7 Racing Point/Mercedes 73   2 1 4 10 2 12 9 6 6 6 6 1 2 6
8 Alfa Romeo/Ferrari 57   4 6 2 1 6 3 4 6 2 1 22
9 Haas/Ferrari 28   8 7 1 10 2
10 Williams/Mercedes 1   1
  1. LM)

 

 

Grid:

Nº   Piloto   Carro / Motor   Tempo   Atraso
[s]  
 Atraso
[%]  
1 44 Lewis Hamilton Mercedes 1’34.779
2 33 Max Verstappen Red Bull/Honda 1’35.139 0.360 0.380
3 16 Charles Leclerc Ferrari 1’35.219 0.440 0.464
4 5 Sebastian Vettel Ferrari 1’35.339 0.560 0.591
5 23 Alexander Albon Red Bull/Honda 1’35.682 0.903 0.953
6 4 Lando Norris McLaren/Renault 1’36.436 1.657 1.748
7 3 Daniel Ricciardo Renault 1’36.456 1.677 1.769
8 55 Carlos Sainz Jr. McLaren/Renault 1’36.459 1.680 1.773
9 27 Nico Hülkenberg Renault 1’36.710 1.931 2.037
10 11 Sergio Pérez Racing Point/Mercedes 1’37.055 2.276 2.401
11 10 Pierre Gasly Toro Rosso/Honda 1’37.089 2.310 2.437
12 18 Lance Stroll Racing Point/Mercedes 1’37.103 2.324 2.452
13 26 Daniil Kvyat Toro Rosso/Honda 1’37.141 2.362 2.492
14 20 Kevin Magnussen Haas/Ferrari 1’37.254 2.475 2.611
15 8 Romain Grosjean Haas/Ferrari 1’38.051 3.272 3.452
16 99 A.Giovinazzi Alfa Romeo/Ferrari 1’38.114 3.335 3.519
17 7 Kimi Räikkönen Alfa Romeo/Ferrari 1’38.383 3.604 3.803
18 63 George Russell Williams/Mercedes 1’38.717 3.938 4.155
19 88 Robert Kubica Williams/Mercedes 1’39.236 4.457 4.703
20 77 Valtteri Bottas Mercedes 1’34.973 0.194 0.205
* Bottas largou em último por ter trocado parte da unidade de força (motor)

 

Classificação:

 Cla   Nº   Piloto   Carro / Motor   Voltas   Tempo   Atraso/Abandono 
1 44 Lewis Hamilton Mercedes 55 1:34’05.715
2 33 Max Verstappen Red Bull/Honda 55 1:34’22.487 16.772
3 16 Charles Leclerc Ferrari 55 1:34’49.150 43.435
4 77 Valtteri Bottas Mercedes 55 1:34’50.094 44.379
5 5 Sebastian Vettel Ferrari 55 1:35’10.072 1’04.357
6 23 Alexander Albon Red Bull/Honda 55 1:35’14.920 1’09.205
7 11 Sergio Pérez Racing Point/Mercedes 54 1 Volta
8 4 Lando Norris McLaren/Renault 54 1 Volta
9 26 Daniil Kvyat Toro Rosso/Honda 54 1 Volta
10 55 Carlos Sainz Jr. McLaren/Renault 54 1 Volta
11 3 Daniel Ricciardo Renault 54 1 Volta
12 27 Nico Hülkenberg Renault 54 1 Volta
13 7 Kimi Räikkönen Alfa Romeo/Ferrari 54 1 Volta
14 20 Kevin Magnussen Haas/Ferrari 54 1 Volta
15 8 Romain Grosjean Haas/Ferrari 54 1 Volta
16 99 A.Giovinazzi Alfa Romeo/Ferrari 54 1 Volta
17 63 George Russell Williams/Mercedes 54 1 Volta
18 10 Pierre Gasly Toro Rosso/Honda 53 2 Voltas
19 88 Robert Kubica Williams/Mercedes 53 2 Voltas
18 Lance Stroll Racing Point/Mercedes 45 Abandono

 

Piotos. Final:

 Cla   Piloto   Pontos  Grandes Prêmios
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21
1 Lewis Hamilton 413   18 25 25 18 26 25 25 25 10 26 2 25 18 16 12 26 16 25 18 6 26
2 Valtteri Bottas 326   26 18 18 25 18 15 13 18 15 18 4 15 18 10 18 25 15 25 12
3 Max Verstappen 278   15 12 12 12 15 12 10 12 26 10 26 19 4 15 12 8 15 25 18
4 Charles Leclerc 264   10 16 10 11 10 15 15 18 15 12 25 25 18 15 8 13 13 15
5 Sebastian Vettel 240   12 10 15 15 12 18 18 11 12 18 15 13 25 18 18 10
6 Carlos Sainz Jr. 96   6 4 8 8 4 8 10 10 8 10 4 15 1
7 Pierre Gasly 95   4 9 8 11 4 1 6 12 8 2 4 6 2 18
8 Alexander Albon 92   2 1 4 8 1 10 8 8 10 12 10 10 8
9 Daniel Ricciardo 54   6 2 8 6 12 4 8 8
10 Sergio Pérez 52   1 4 8 8 6 6 4 6 1 2 6
11 Lando Norris 49   8 4 2 8 2 1 6 4 6 4 4
12 Kimi Räikkönen 43   4 6 2 1 6 2 4 6 12
13 Daniil Kvyat 37   1 2 6 1 2 15 6 1 1 2
14 Nico Hülkenberg 37   6 6 4 1 4 10 2 1 1 2
15 Lance Stroll 21   2 2 2 12 1 2
16 Kevin Magnussen 20   8 6 4 2
17 A.Giovinazzi 14   1 2 1 10
18 Romain Grosjean 8   1 1 6
19 Robert Kubica 1   1
20 George Russell 0  

 

Construtores, final:

 Cla   Construtor   Pontos  Grandes Prêmios
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21
1 Mercedes 739   44 43 43 43 44 40 38 43 25 44 2 29 33 34 22 44 41 40 43 6 38
2 Ferrari 504   22 26 25 26 22 18 33 26 30 15 18 27 38 25 43 15 26 31 13 25
3 Red Bull/Honda 417   15 16 21 12 23 23 14 13 32 22 26 27 10 12 23 22 12 18 25 25 26
4 McLaren/Renault 145   8 10 4 8 10 12 8 10 12 1 6 12 10 10 19 5
5 Renault 91   6 6 2 14 4 7 4 22 2 1 5 10 8
6 Toro Rosso/Honda 85   1 2 1 2 10 1 2 23 1 8 4 7 2 19 2
7 Racing Point/Mercedes 73   2 1 4 10 2 12 9 6 6 6 6 1 2 6
8 Alfa Romeo/Ferrari 57   4 6 2 1 6 3 4 6 2 1 22
9 Haas/Ferrari 28   8 7 1 10 2
10 Williams/Mercedes 1   1

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nov 17 2019

Brasil 2019: Vertapp em tarde de pilotagem show

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Verstappen, em dia de gênio

O GP do Brasil teve dois grandes destaques: a pilotagem espetacular de Max Verstappen o grande vencedor da corrida e os motores Honda.

Verstappen foi perfeito, principalmente nos duelos diretos contra Lewis Hamilton, que o perseguiu desde a largada, executando duas belas ultrapassagens no hexacampeão, como foi capaz para desmanchar a tática de pit stop do inglês.

Verstappen largou na pole position, disparou na ponta, mantendo Hamilton sob controle e atento as troca de pneus que o hexacampeão executava, entrando no boxe na mesma volta do adversário, sem permitir qualquer  vantagem do adversário. Também foi brilhante nas duas relargadas, motivadas pela entrada do safety car. Na primeira surpreendeu Hamilton com uma ultrapassagem sensacional que foi definitiva para sua vitória. Mal sabia ele que  nem precisaria tanta bravura, pois no final na corrida Lewis Hamilton seria punido com 5 segundos pela colisão contra Albion e cairia do 3º para 7º lugar.

O outro grande destaque do GP Brasil foram os motores Honda. O propulsor japonês, que foi desprezado pela McLaren — leia-se Fernando Alonso — marcou as duas principais posições do pódio, com Verstappen e o estreante em pódio Pierre Gasly, e só não foi melhor porque Alexander Albon, teve o seu Red Bull, tirado da corrida por Hamilton.

O motor Honda surpreendeu tanto a Mercedes como a Ferrari com sua potência nas retas e  na longa subida que da acesso a reta dos boxes. Uma vantagem que permitiu a Verstappen fugir  das retas sem ameaças mais sérias dos propulsores alemães de italianos.

Lamentável foi o final da corrida da Ferrari. Na 65ª das 71 votas da corrida, Charles Leclerc  impacientou-se com a demora de Sebastian Vettel em ultrapassar  o Red Bull de Alexander Albion, 4º naquela altura da corrida, e resolveu adiantar-se ao parceiro. Resultado: nenhum dos dois aliviou e, em plena reta dos boxes, as duas Ferrari saíram da pista para desespero dos seus engenheiros que contavam, com toda chance de, no mínimo, o pódio.

Sem dúvidas que Max Verstappen foi o grande protagonista do GP Brasil 2019, mas  também houve grande coadjuvantes. Pierre Gasly, que inauguro  o seu pódio na F-1, Carlos Sainz Jr que partiu com seu McLaren em  último e e mplacou um 3º lugar, também um, a novidade na F-1 atual e o guerreiro Kimi Raikkonen que fechou em 4º, com o inviável Alfa Romeo. (LM)

Análise

Jose Maria Rubio

 

 

PIERRE GASLY

Como si hubiera ganado

 

Llevó el segundo motor Honda al podio, detrás de Verstappen. Recién renovado, Gasly, que fue apeado del Red Bull para dar cabida a Albon, supo desquitarse y lo celebró por todo lo alto. Se encuentra en un entorno que le protege y con Tost que le aconseja para desenvolverse bien en el mundo Red Bull. Fue el hombre más feliz del mundo tras un Verstappen no muy eufórico y un Hamilton que sabía que había cometido un fallo garrafal: su empujón a Albon le iba a decir adiós al podio. Gasly empata con Sainz en el mundial y los dos se la jugarán en Abu Dabi.

NUESTRA OPINION:

 

El círculo fundamental

Interlagos y su configuración fue fundamental en el desarrollo de la carrera, con sorpresas finales. Una vez más se pone de manifiesto que los circuitos “a la antigua” siempre dan sorpresas, todo lo contrario a otros como Baréin o Abu Dabi. Interlagos es una pista de desniveles, donde el pilotaje y el equilibrio del chasis y un pilotaje cuidadoso con los neumáticos pueden marcar la diferencia. Verstappen no es de los que se caracterizan por ser muy cuidadoso con las gomas, pero contaba con el mejor coche de la pista. Frente a él, un nuevo desastre Ferrari y un Hamilton incapaz de batirle, ya que demostró gran capacidad de defensa y ataque con inteligencia. Verstappen supo aprovechar su coche al máximo. Red Bull quiere luchar por el título en 2020. En fábrica se trabaja ya pensando en ello y ese triunfo, más dos motores Honda en el podio, supusieron una inyección de moral importante para los japoneses.

 

 

Grid:

 Cla   Nº   Piloto   Carro / Motor   Tempo   Atraso
[s]  
 Atraso
[%]  
1 33 Max Verstappen Red Bull/Honda 1’07.508
2 5 Sebastian Vettel Ferrari 1’07.631 0.123 0.182
3 44 Lewis Hamilton Mercedes 1’07.699 0.191 0.283
4 77 Valtteri Bottas Mercedes 1’07.874 0.366 0.542
5 23 Alexander Albon Red Bull/Honda 1’07.935 0.427 0.633
6 10 Pierre Gasly Toro Rosso/Honda 1’08.837 1.329 1.969
7 8 Romain Grosjean Haas/Ferrari 1’08.854 1.346 1.994
8 7 Kimi Räikkönen Alfa Romeo/Ferrari 1’08.984 1.476 2.186
9 20 Kevin Magnussen Haas/Ferrari 1’09.037 1.529 2.265
10 4 Lando Norris McLaren/Renault 1’08.868 1.360 2.015
11 3 Daniel Ricciardo Renault 1’08.903 1.395 2.066
12 99 A.Giovinazzi Alfa Romeo/Ferrari 1’08.919 1.411 2.090
13 27 Nico Hülkenberg Renault 1’08.921 1.413 2.093
14 16 Charles Leclerc Ferrari 1’07.728 0.220 0.326
10-place penalty, additional power unit element has been used
15 11 Sergio Pérez Racing Point/Mercedes 1’09.035 1.527 2.262
16 26 Daniil Kvyat Toro Rosso/Honda 1’09.320 1.812 2.684
17 18 Lance Stroll Racing Point/Mercedes 1’09.536 2.028 3.004
18 63 George Russell Williams/Mercedes 1’10.126 2.618 3.878
19 88 Robert Kubica Williams/Mercedes 1’10.614 3.106 4.601
20 55 Carlos Sainz Jr. McLaren/Renault
Required to start from the back of the grid, additional power unit elements have been used

 

Classificação:

 Cla   Nº   Piloto   Carro / Motor   Voltas   Tempo   Atraso/Abandono 
1 33 Max Verstappen Red Bull/Honda 71 1:33’14.678
2 10 Pierre Gasly Toro Rosso/Honda 71 1:33’20.755 6.077
3 55 Carlos Sainz Jr. McLaren/Renault 71 1:33’23.574 8.896
4 7 Kimi Räikkönen Alfa Romeo/Ferrari 71 1:33’24.130 9.452
5 99 A.Giovinazzi Alfa Romeo/Ferrari 71 1:33’24.879 10.201
6 3 Daniel Ricciardo Renault 71 1:33’25.219 10.541
7 44 Lewis Hamilton Mercedes 71 1:33’25.817 11.139
5- segundos de penalidade por causar a colisão com Albion
8 4 Lando Norris McLaren/Renault 71 1:33’25.882 11.204
9 11 Sergio Pérez Racing Point/Mercedes 71 1:33’26.207 11.529
10 26 Daniil Kvyat Toro Rosso/Honda 71 1:33’26.609 11.931
11 20 Kevin Magnussen Haas/Ferrari 71 1:33’27.410 12.732
12 63 George Russell Williams/Mercedes 71 1:33’28.277 13.599
13 8 Romain Grosjean Haas/Ferrari 71 1:33’28.925 14.247
14 23 Alexander Albon Red Bull/Honda 71 1:33’29.605 14.927
15 27 Nico Hülkenberg Renault 71 1:33’32.737 18.059
5-second penalty for overtaking under safety car conditions
16 88 Robert Kubica Williams/Mercedes 70 1:33’32.670 1 Volta
17 5 Sebastian Vettel Ferrari 65 1:23’25.347 Colisão
18 16 Charles Leclerc Ferrari 65 1:23’25.801 Colisão
19 18 Lance Stroll Racing Point/Mercedes 65 1:23’44.211 Not running
(5) 77 Valtteri Bottas Mercedes 51 1:03’20.179

 

Pilotos:

 Cla   Piloto   Pontos  Grandes Prêmios
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21
1 Lewis Hamilton 387   18 25 25 18 26 25 25 25 10 26 2 25 18 16 12 26 16 25 18 6
2 Valtteri Bottas 314   26 18 18 25 18 15 13 18 15 18 4 15 18 10 18 25 15 25
3 Max Verstappen 260   15 12 12 12 15 12 10 12 26 10 26 19 4 15 12 8 15 25
4 Charles Leclerc 249   10 16 10 11 10 15 15 18 15 12 25 25 18 15 8 13 13
5 Sebastian Vettel 230   12 10 15 15 12 18 18 11 12 18 15 13 25 18 18
6 Pierre Gasly 95   4 9 8 11 4 1 6 12 8 2 4 6 2 18
7 Carlos Sainz Jr. 95   6 4 8 8 4 8 10 10 8 10 4 15
8 Alexander Albon 84   2 1 4 8 1 10 8 8 10 12 10 10
9 Daniel Ricciardo 54   6 2 8 6 12 4 8 8
10 Sergio Pérez 46   1 4 8 8 6 6 4 6 1 2
11 Lando Norris 45   8 4 2 8 2 1 6 4 6 4
12 Kimi Räikkönen 43   4 6 2 1 6 2 4 6 12
13 Nico Hülkenberg 37   6 6 4 1 4 10 2 1 1 2
14 Daniil Kvyat 35   1 2 6 1 2 15 6 1 1
15 Lance Stroll 21   2 2 2 12 1 2
16 Kevin Magnussen 20   8 6 4 2
17 A.Giovinazzi 14   1 2 1 10
18 Romain Grosjean 8   1 1 6
19 Robert Kubica 1   1
20 George Russell 0  

 

 Cla   Construtor   Pontos  Grandes Prêmios
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21
1 Mercedes 701   44 43 43 43 44 40 38 43 25 44 2 29 33 34 22 44 41 40 43 6
2 Ferrari 479   22 26 25 26 22 18 33 26 30 15 18 27 38 25 43 15 26 31 13
3 Red Bull/Honda 391   15 16 21 12 23 23 14 13 32 22 26 27 10 12 23 22 12 18 25 25
4 McLaren/Renault 140   8 10 4 8 10 12 8 10 12 1 6 12 10 10 19
5 Renault 91   6 6 2 14 4 7 4 22 2 1 5 10 8
6 Toro Rosso/Honda 83   1 2 1 2 10 1 2 23 1 8 4 7 2 19
7 Racing Point/Mercedes 67   2 1 4 10 2 12 9 6 6 6 6 1 2
8 Alfa Romeo/Ferrari 57   4 6 2 1 6 3 4 6 2 1 22
9 Haas/Ferrari 28   8 7 1 10 2
10 Williams/Mercedes 1   1

 

 

 

 

 

 

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nov 03 2019

EUA 2019: Bottas vence, Hamilton emplaca o hexa

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Hamilton seis vezes campeão  da F-1

A grande liderança técnica da Mercedes Benz. A vitória tranqüila de Valtteri Bottas e o 2º lugar de Lewis Hamilton, suficiente para lhe garantir o sexto título mundial, foram apenas o requinte do que o time alemão fez no campeonato de 2019.

A disparada da dupla de pilotos no campeonato,com 765 pontos ( 381 de Lewis e384 de Bottas) demonstra muito bem que a Mercedes só teve adversários em alguns dos 19 grandes prêmios, no geral o time alemão sobrou.

A rigor, houve apenas um candidato ao títulos de Construtores,  –a  Mercedes — de pilotos apenas os dois dos Flechas de Prata disputaram o título, já que Charles Leclerc, Sebastian Vettel e Max Verstappen,, seus seguidores imediatos, apenas emolduraram a magnífica atuação de Hamilton.

Na verdade, a temporada desde ano não deixou muita esperanças de grandes novidade para 2020. A Ferrari, sempre a ma grande protagonista, terá  de demonstrar um maior sincronismo entre sua equipe técnica  e seus pilotos.  Não foram poucas as chances de vitória que os italianos jogaram fora, por erro de estratégia ou equívocos de seus pilotos. As mudanças  na cúpula direção esportiva trouxe algumas melhoras com a liderança do engenheiro Binotto, mas ainda há atitudes a ser tomadas;

A mudanças de regras que a Federação Internacional de Automobilismo pretende impor para o ano próximo, com a intenção de nivelar a competição,  é  a esperança da Red Bull, Renault e McLaren e da Honda, nos motores, podem ajustar mais a categoria. Mas é um fantasma que não assusta a Mercedes que, sem dúvida, pretende partir da sua supremacia para dar a Lewis Hamilton o seu sétimo  título e quem sabe igualar-se as 91 vitórias ao grande Michel Schumacher.  (LM)

Análise

Jose Maria Rubio

 

Lewis Hamilton quería haber ganado y celebrar así su sexto título, pero Bottas se cruzó en su camino desde el sábado y aguó la fiesta del británico y también la del equipo. La llegada de Valtteri al punto donde estaba colocado el número 1 del ganador no fue la más feliz de su carrera deportiva. La cara que tenía cuando se bajó del coche y el hecho de tirar la protección de los hombros, en lugar de dejarla encima del morro del coche, como hace habitualmente, no eran el mejor síntoma. Parecía que el finlandés, que tenía gesto serio, en su fuero interno sentía la sensación de haber hecho algo mal, o de no haber cumplido algún pacto, véase órdenes de equipo, antes del inicio de la carrera. Sin duda Mercedes quería celebrar el sexto título de Lewis con un doblete, el noveno de la temporada, pero Bottas impidió que se hiciera en el orden correcto, con Lewis por delante. Por supuesto que el finlandés mereció la victoria, pero quizás no ha entendido que es ser un segundo piloto. Sabe que ya está renovado para el año que viene, pero su actitud le puede poner las cosas complicadas sino se pliega a su estatus de segundo piloto y en Austin, por las caras de todos, Bottas se saltó algún pacto secreto dentro del equipo y cuando llegó bajo el podio, no estaba para muchas celebraciones, sabiendo que le iba a caer una buena. Mucha frialdad entre los compañeros de Mercedes en todo momento y en los momentos posteriores y en la celebración del equipo. Era el más rápido con sus neumáticos mejores y se mereció la victoria, pero a veces hay que saber quedarse un paso por detrás y triunfar en el equipo, aunque no se suba al primer peldaño del podio.

Los de Ferrari volvieron a tocar fondo, quedándose Leclerc a casi un minuto del ganador. Vettel con un triángulo superior de la suspensión trasera roto, algo inédito en los tiempos actuales de la F1, se fue de la carrera en la octava vuelta y el monegasco con un motor con más de 5000km pasó muchas penurias para acabar cuarto. Esa falta de prestaciones súbita alimentó las voces de “trampa” de los italianos con el controlador de flujo de combustible. Una circular de la FIA emitida durante el fin de semana al respecto, dejó a Ferrari al descubierto, y aunque no se ha demostrado nada, las críticas llovieron a los italianos, con Vettel enarbolando la bandera de las “trampas”. Con truco electrónico o sin él, la realidad es que Ferrari no estuvo en Austin y veremos si remontan la pendiente en Brasil, sino igual hay que darle la razón a Max, que recuerda a aquellas declaraciones de Alonso en el salón de Barcelona de 2005, cuando llamó tramposos a Ferrari y BAR Honda. Albon con otra remontada más se consolida en Red Bull, que no parece buscarle sustituto, mientras que Ricciardo dio un soplo de aire fresco a Renault pero que no les sirve de nada en la general para recuperar el cuarto puesto de constructores que ya es cosa de McLaren. Los amarillos ha n recuperado un poco de terreno, mientras los Toro Rosso, afortunadamente para Carlos se diluyeron, con Gasly parado en el pit lane antes de acabar la carrera y Kvyat sancionado y fuera de los puntos. La gran carrera de Pérez pasó desapercibida, pero hizo una de sus mejores actuaciones, tras salir desde el pit lane después de cambiar medio coche aprovechando que había cambiado motor. La vuelta rápida de Leclerc sirvió para colocar una cortina de humo en un fin de semana para olvidar de los italianos.

 

Grid:

Classificação:

 Cla   Nº   Piloto   Carro / Motor   Voltas   Tempo   Atraso/Abandono 
1 77 Valtteri Bottas Mercedes 56 1:33’55.653
2 44 Lewis Hamilton Mercedes 56 1:33’59.801 4.148
3 33 Max Verstappen Red Bull/Honda 56 1:34’00.655 5.002
4 16 Charles Leclerc Ferrari 56 1:34’47.892 52.239
5 23 Alexander Albon Red Bull/Honda 56 1:35’13.691 1’18.038
6 3 Daniel Ricciardo Renault 56 1:35’26.019 1’30.366
7 4 Lando Norris McLaren/Renault 56 1:35’26.417 1’30.764
8 55 Carlos Sainz Jr. McLaren/Renault 55 1:34’04.201 1 Volta
9 27 Nico Hülkenberg Renault 55 1:34’08.115 1 Volta
10 11 Sergio Pérez Racing Point/Mercedes 55 1:34’14.355 1 Volta
11 7 Kimi Räikkönen Alfa Romeo/Ferrari 55 1:34’15.280 1 Volta
12 26 Daniil Kvyat Toro Rosso/Honda 55 1:34’17.420 1 Volta
5-second penalty for causing a collision
13 18 Lance Stroll Racing Point/Mercedes 55 1:34’37.575 1 Volta
14 99 A.Giovinazzi Alfa Romeo/Ferrari 55 1:34’49.443 1 Volta
15 8 Romain Grosjean Haas/Ferrari 55 1:35’06.885 1 Volta
16 10 Pierre Gasly Toro Rosso/Honda 54 1:33’11.079 Accident damage
17 63 George Russell Williams/Mercedes 54 1:34’18.137 2 Voltas
18 20 Kevin Magnussen Haas/Ferrari 52 1:29’53.921 Freios
(19) 88 Robert Kubica Williams/Mercedes 31 54’56.089 Sistema hidráulico
(7) 5 Sebastian Vettel Ferrari 7 12’03.130 Suspensão

 

Pilotos:

 Cla   Piloto   Pontos  Grandes Prêmios
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21
1 Lewis Hamilton 381   18 25 25 18 26 25 25 25 10 26 2 25 18 16 12 26 16 25 18
2 Valtteri Bottas 314   26 18 18 25 18 15 13 18 15 18 4 15 18 10 18 25 15 25
3 Charles Leclerc 249   10 16 10 11 10 15 15 18 15 12 25 25 18 15 8 13 13
4 Max Verstappen 235   15 12 12 12 15 12 10 12 26 10 26 19 4 15 12 8 15
5 Sebastian Vettel 230   12 10 15 15 12 18 18 11 12 18 15 13 25 18 18
6 Alexander Albon 84   2 1 4 8 1 10 8 8 10 12 10 10
7 Carlos Sainz Jr. 80   6 4 8 8 4 8 10 10 8 10 4
8 Pierre Gasly 77   4 9 8 11 4 1 6 12 8 2 4 6 2
9 Daniel Ricciardo 46   6 2 8 6 12 4 8
10 Sergio Pérez 44   1 4 8 8 6 6 4 6 1
11 Lando Norris 41   8 4 2 8 2 1 6 4 6
12 Nico Hülkenberg 37   6 6 4 1 4 10 2 1 1 2
13 Daniil Kvyat 34   1 2 6 1 2 15 6 1
14 Kimi Räikkönen 31   4 6 2 1 6 2 4 6
15 Lance Stroll 21   2 2 2 12 1 2
16 Kevin Magnussen 20   8 6 4 2
17 Romain Grosjean 8   1 1 6
18 A.Giovinazzi 4   1 2 1
19 Robert Kubica 1   1
20 George Russell 0  

 

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out 27 2019

México 2019: Hamilton no braço e na estratégia

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Hamilton, a uma acelerada do hexacampeonato

 

A vitória de Lewis Hamilton no GP do México foi uma demonstração definitiva de que o piloto britânico é o grande mestre desta geração. Ele, e todo mundo técnico presente na pista Hermanos Rodrigues, sabia que as Ferrari eram superiores, imbatíveis nas longas retas da pista mexicana. Era normal, portanto, que as apostas ficassem restritas ao duelo doméstico entre  Charles Leclerc e Sebastian Vettel, ameaçados pelas boas condições do Red Bull do fogoso Max Verstappen — que teve a pole position anulada por não respeitar a bandeira amarela. Dai, numa projeção lógica, Lewis Hamilton era a  3ª força, seguido por Vatteri Bottas.

Embora poucos apostassem numa estratégia mágica de Hamilton ela aconteceu. Parece simples, mas sua tática baseou-se em ficar mais tempo na pista, aproveitando os pit stops das Ferrari e de Max Vertappen. Hamilton pilotou nada mesmo do que 47 voltas finais, das 71 da corrida, com o mesmo jogo de pneus trocados na 24ª volta.

Foi o pulo  do gato.  Permaneceu nas pista enquanto  Vettel e Leclerc  faziam duas paradas, agüentando no braço o desgastes do pneus, deslizando com maestria nas curva fechadas do miolo do circuito, até atingir a bandeirada da sua 10ª vitória no ano, a 83ª da carreira.

Dito assim, parece que Lewis Hamilton apenas desfilou a suas qualidades de pentacampeão, mas ainda tem que se louvar a sua categoria ao evitar a trombada de Max Verstppen, na primeira curva da largada —  carro ficou avariado na lateral —  e a extrema concentração nas 25 voltas finais quando esteve ameaçado por Vettel, Bottas e Leclerc , com uma diferença  que chegou a 3,5 segundos entre eles.

Com 363 pontos, contra 289 de Bottas e 127 a mais do que Leclerc (236), a única aposta que resta na F1-2019 é o suspense  de saber em que  grande prêmio Lewis Hamilton vai emplacar o seu 6º título mundial: Estados Unidos, Brasil ou Abu DhabiQuatar. (LM)

Análise:

Jose Maria Rubio

NUESTRA NOTA

 

Hamilton 5

Gran carrera con muy buena estrategia. No se adjudicó su sexto campeonato pero seguro que lo hará en Austin

 

Vettel

 

Bottas 5

Otra buena carrera

 

Leclerc

 

Albon 5

Reconoció que fue “una de mis mejores carreras”, en la que llevó un gran ritmo y terminó quinto tras Leclerc

 

Verstappen 2

Le quitaron la pole por no levantar el pie con banderas amarillas y luego en carrera se tocó con los Mercedes

 

Pérez 4

El ídolo local recibió la ayuda del público y logró terminar séptimo después de tomar la salida undécimo

 

Ricciardo 4

Partía 13º, el único con gomas duras, y se clasificó 8º. Buena salida y también buena  carrera que se vio recompensada

 

Gasly 3

Contó con un buen Toro Rosso que le permitió clasificarse 9º a pesar de salir con los blandos. Supera a Sainz en el campeonato (6º)

 

Hulkenberg 2

Paró muy pronto y luego al final de carrera le tocó sufrir con el Renault, no lograba ritmo, y marcó el último punto

 

Kvyat 2

Salió con los blandos, estaba en los puntos, pero se llevó por delante a Hulkenberg en la última curva y le sancionaron con 10sg

 

Stroll 2

Muy bien con el primer stint (medios), pero luego con los duros le fue peor, como le ocurrió a Sainz

 

Sainz 2

Otra gran salida, pero con el compuesto blando. Luego con el duro sufrió de muy poco agarre y bajó hasta la 13ª posición

 

Giovinazzi

 

Magnussen 2

Una sola parada y eso que en la salida sufrió un impacto de Raikkonen que le dañó el fondo plano

 

Russell 2

Hizo una buena salida, pero luego perdió posiciones. Reconoció que podía haber terminado mejor

 

Grosjean 1

No estuvo a gusto con el coche desde el sábado por la mañana, y eso se reflejó en carrera, al terminar 17º

 

Kubica 1

Iba delante de su compañero Russell, pero un segundo e inesperado pitstop le hizo perder tiempo y terminar último

 

Raikkonen

 

Norris 2

Hizo una buena salida, pero en el pitstop le apretaron mal una rueda, regresó al garaje y abandonó por seguridad

 

Grid:

la   Nº   Piloto   Carro / Motor   Tempo   Atraso
[s]  
 Atraso
[%]  
1 16 Charles Leclerc Ferrari 1’15.024
2 5 Sebastian Vettel Ferrari 1’15.170 0.146 0.195
3 44 Lewis Hamilton Mercedes 1’15.262 0.238 0.317
4 33 Max Verstappen Red Bull/Honda 1’14.758 -0.266 -0.355
* perda de 3 posições por não ter obedecido a bandeira amarela de desaceleração
5 23 Alexander Albon Red Bull/Honda 1’15.336 0.312 0.416
6 77 Valtteri Bottas Mercedes 1’15.338 0.314 0.419
7 55 Carlos Sainz Jr. McLaren/Renault 1’16.014 0.990 1.320
8 4 Lando Norris McLaren/Renault 1’16.322 1.298 1.730
9 26 Daniil Kvyat Toro Rosso/Honda 1’16.469 1.445 1.926
10 10 Pierre Gasly Toro Rosso/Honda 1’16.586 1.562 2.082
11 11 Sergio Pérez Racing Point/Mercedes 1’16.687 1.663 2.217
12 27 Nico Hülkenberg Renault 1’16.885 1.861 2.481
13 3 Daniel Ricciardo Renault 1’16.933 1.909 2.545
14 7 Kimi Räikkönen Alfa Romeo/Ferrari 1’16.967 1.943 2.590
15 99 A.Giovinazzi Alfa Romeo/Ferrari 1’17.269 2.245 2.992
16 18 Lance Stroll Racing Point/Mercedes 1’18.065 3.041 4.053
17 20 Kevin Magnussen Haas/Ferrari 1’18.436 3.412 4.548
18 8 Romain Grosjean Haas/Ferrari 1’18.599 3.575 4.765
19 63 George Russell Williams/Mercedes 1’18.823 3.799 5.064
20 88 Robert Kubica Williams/Mercedes 1’20.179 5.155 6.871

 

Classificação:

 Cla   Nº   Piloto   Carro / Motor   Voltas   Tempo   Atraso/Abandono 
1 44 Lewis Hamilton Mercedes 71 1:36’48.904
2 5 Sebastian Vettel Ferrari 71 1:36’50.670 1.766
3 77 Valtteri Bottas Mercedes 71 1:36’52.457 3.553
4 16 Charles Leclerc Ferrari 71 1:36’55.272 6.368
5 23 Alexander Albon Red Bull/Honda 71 1:37’10.303 21.399
6 33 Max Verstappen Red Bull/Honda 71 1:37’57.711 1’08.807
7 11 Sergio Pérez Racing Point/Mercedes 71 1:38’02.723 1’13.819
8 3 Daniel Ricciardo Renault 71 1:38’03.828 1’14.924
9 26 Daniil Kvyat Toro Rosso/Honda 70 1 Volta
10 10 Pierre Gasly Toro Rosso/Honda 70 1 Volta
11 27 Nico Hülkenberg Renault 70 1 Volta
12 18 Lance Stroll Racing Point/Mercedes 70 1 Volta
13 55 Carlos Sainz Jr. McLaren/Renault 70 1 Volta
14 99 A.Giovinazzi Alfa Romeo/Ferrari 70 1 Volta
15 20 Kevin Magnussen Haas/Ferrari 69 2 Voltas
16 63 George Russell Williams/Mercedes 69 2 Voltas
17 8 Romain Grosjean Haas/Ferrari 69 2 Voltas
18 88 Robert Kubica Williams/Mercedes 69 2 Voltas
7 Kimi Räikkönen Alfa Romeo/Ferrari 58 Abandono
4 Lando Norris McLaren/Renault 48 Desistência

 

Pilotos:

 Cla   Piloto   Pontos  Grandes Prêmios
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21
1 Lewis Hamilton 363   18 25 25 18 26 25 25 25 10 26 2 25 18 16 12 26 16 25
2 Valtteri Bottas 289   26 18 18 25 18 15 13 18 15 18 4 15 18 10 18 25 15
3 Charles Leclerc 236   10 16 10 11 10 15 15 18 15 12 25 25 18 15 8 13
4 Sebastian Vettel 230   12 10 15 15 12 18 18 11 12 18 15 13 25 18 18
5 Max Verstappen 220   15 12 12 12 15 12 10 12 26 10 26 19 4 15 12 8
6 Pierre Gasly 76   4 9 8 11 4 1 6 12 8 2 4 6 1
7 Carlos Sainz Jr. 76   6 4 8 8 4 8 10 10 8 10
8 Alexander Albon 74   2 1 4 8 1 10 8 8 10 12 10
9 Sergio Pérez 43   1 4 8 8 6 6 4 6
10 Daniel Ricciardo 38   6 2 8 6 12 4
11 Daniil Kvyat 36   1 2 6 1 2 15 6 1 2
12 Lando Norris 35   8 4 2 8 2 1 6 4
13 Nico Hülkenberg 34   6 6 4 1 4 10 2 1
14 Kimi Räikkönen 31   4 6 2 1 6 2 4 6
15 Lance Stroll 21   2 2 2 12 1 2
16 Kevin Magnussen 20   8 6 4 2
17 Romain Grosjean 8   1 1 6
18 A.Giovinazzi 4   1 2 1
19 Robert Kubica 1   1
20 George Russell 0  

 

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out 13 2019

Japão 2019: Deu Bottas, sem problemas

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Bottas conquista no Japão a sua 5ª vitória na F-1

A vitória de Valtteri Bottas no GP do Japão –17ª etapa do calendário –, a rigor, ficou resumida a excelente largada do piloto finlandês. Botttas surpreendeu todo mundo com uma arrancada espetacular, da 3ª posição  no grid, superando a dupla da Ferrari, Sebastian Vettel e Charles Leclerc, que  dominavam a 1ª fila do e disparou com segurança, abrindo segundos importantes já nas primeiras voltas, sem ter qualquer ameaça mais séria durante as 53 voltas da corrida de Suzuka.

Pouco ou nada foi alterado durante os dois pits stops feitos pelo quarteto vanguardeiro. Para começar, Charles Leclerc forçou a passagem sobre Max Verstappen na primeira curva e bateram, o que comprometeu corrida para ambos. Leclerc ainda teve a frente da sua Ferrari trocada, caiu para  último, terminou em 4º, mas uma punição de 5  segundos fixou-lhe na 7ª posição, Verstappen desistiu duas voltas após.

Sebastian Vettel não aproveitou a bela pole positiom que tinha cravado contra o favoritismo das Mercedes. Largou mal e correu para o segundo lugar, já que, Botttas era mais rápido que ele. Resistiu bem a Lewis Hamilton, manteve o pentacampeão  sob controle, na briga pelo 2ª colocação, num desafio que dava a impressão que Hamilton estava  de acordo com o 3º lugar no pódio, correndo muito mais para o título, no qual é líder folgado ( 64 pontos à frente de Bottas, 338 a 274) do que pela vitória em Suzuka.

Na verdade, esse GP do Japão, mostrou mais uma vez a capacidade da Ferrari, que vive uma fase de ascensão, de desperdiçar grande chances. Já teve erros táticos graves, e, como em Suzuka, seus pilotos não dominaram a potência que tinha em mão. Ao contrário da Mercedes que prima pela regularidade. Seus carros chegam sempre no máximo possível e quando não vencem, conquistam pontos importantes como demonstra a pontuação no Campeonato de Construtores,  612 pontos a 433 da Ferrari. (LM)

Análise

 

José Maria Rubio

NUESTRA OPINION

 

 

Ferrari: coche sí. Pilotos

Esta vez fueron los pilotos

A Ferrari en esta ocasión le fallaron los pilotos y además los dos a la vez y en la misma carrera, cuando tenían coche para ganar. La excusa de Vettel de que el ritmo de los Mercedes era mejor no vale, cuando se vio que Hamilton era impotente para adelantarle y con mejores neumáticos. A Leclerc le dejaron hacer de líder, tomando él la decisión de no entrar a cambiar el morro a la primera y eso le costó una penalización de 15 segundos que le llevó hasta la séptima posición, y al equipo en forma económica (25.000 dólares). Los dos de Ferrari, que por la mañana fueron imperiales en calificación, se diluyeron como el tifón en la carrera y eso a la hora de querer marcar territorio de líder de la escudería se tradujo en dos pilotos que fallaron cuando había coche ganador de haber estado delante desde el inicio. Hamilton fue el sacrificado por su equipo mientras Pérez tuvo la suerte de que el sistema electrónico, desmontado el viernes noche y vuelto a montar en la madrugada del domingo falló,  acabando la carrera una vuelta antes y dejando a Checo con un par de puntos,, a pesar de haberse chocado con Gasly, cuando la carrera ya no estaba en marcha por el error informático, que se achacó al tifón.

 

 

 

 

 

Grid:

Nº   Piloto   Carro / Motor   Tempo   Atraso
[s]  
 Atraso
[%]  
1 5 Sebastian Vettel Ferrari 1’27.064
2 16 Charles Leclerc Ferrari 1’27.253 0.189 0.217
3 77 Valtteri Bottas Mercedes 1’27.293 0.229 0.263
4 44 Lewis Hamilton Mercedes 1’27.302 0.238 0.273
5 33 Max Verstappen Red Bull/Honda 1’27.851 0.787 0.904
6 23 Alexander Albon Red Bull/Honda 1’27.851 0.787 0.904
7 55 Carlos Sainz Jr. McLaren/Renault 1’28.304 1.240 1.424
8 4 Lando Norris McLaren/Renault 1’28.464 1.400 1.608
9 10 Pierre Gasly Toro Rosso/Honda 1’28.836 1.772 2.035
10 8 Romain Grosjean Haas/Ferrari 1’29.341 2.277 2.615
11 99 A.Giovinazzi Alfa Romeo/Ferrari 1’29.254 2.190 2.515
12 18 Lance Stroll Racing Point/Mercedes 1’29.345 2.281 2.620
13 7 Kimi Räikkönen Alfa Romeo/Ferrari 1’29.358 2.294 2.635
14 26 Daniil Kvyat Toro Rosso/Honda 1’29.563 2.499 2.870
15 27 Nico Hülkenberg Renault 1’30.112 3.048 3.501
16 3 Daniel Ricciardo Renault 1’29.822 2.758 3.168
17 11 Sergio Pérez Racing Point/Mercedes 1’30.344 3.280 3.767
18 63 George Russell Williams/Mercedes 1’30.364 3.300 3.790
19 20 Kevin Magnussen Haas/Ferrari
5-place penalty for replacing the gearbox
20 88 Robert Kubica Williams/Mercedes
5-place penalty for replacing the gearbox
Required to

 

Classificação:

 Cla   Nº   Piloto   Carro / Motor   Voltas   Tempo   Atraso/Abandono 
1 77 Valtteri Bottas Mercedes 52 1:21’46.755
2 5 Sebastian Vettel Ferrari 52 1:22’00.098 13.343
3 44 Lewis Hamilton Mercedes 52 1:22’00.613 13.858
4 23 Alexander Albon Red Bull/Honda 52 1:22’46.292 59.537
5 55 Carlos Sainz Jr. McLaren/Renault 52 1:22’55.856 1’09.101
6 3 Daniel Ricciardo Renault 51 1:21’57.458 1 Volta
7 16 Charles Leclerc Ferrari 51 1:22’06.731 1 Volta
Punido com 5 segundos por condução perigosa contra Verstappen na largada
8 10 Pierre Gasly Toro Rosso/Honda 51 1:22’09.795 1 Volta
9 11 Sergio Pérez Racing Point/Mercedes 51 1:22’10.165 1 Volta
10 27 Nico Hülkenberg Renault 51 1:22’10.780 1 Volta
11 18 Lance Stroll Racing Point/Mercedes 51 1:22’13.400 1 Volta
12 26 Daniil Kvyat Toro Rosso/Honda 51 1:22’17.115 1 Volta
13 4 Lando Norris McLaren/Renault 51 1:22’24.504 1 Volta
14 7 Kimi Räikkönen Alfa Romeo/Ferrari 51 1:22’37.491 1 Volta
15 8 Romain Grosjean Haas/Ferrari 51 1:22’44.514 1 Volta
16 99 A.Giovinazzi Alfa Romeo/Ferrari 51 1:23’03.072 1 Volta
17 20 Kevin Magnussen Haas/Ferrari 51 1:23’05.388 1 Volta
18 63 George Russell Williams/Mercedes 50 1:21’43.978 Not running
19 88 Robert Kubica Williams/Mercedes 50 1:23’11.838 2 Voltas
(18) 33 Max Verstappen Red Bull/Honda 14 22’58.020 Accident damage

 

Pilotos:

 Cla   Piloto   Pontos  Grandes Prêmios
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21
1 Lewis Hamilton 338   18 25 25 18 26 25 25 25 10 26 2 25 18 16 12 26 16
2 Valtteri Bottas 274   26 18 18 25 18 15 13 18 15 18 4 15 18 10 18 25
3 Charles Leclerc 221   10 16 10 11 10 15 15 18 15 12 25 25 18 15 6
4 Max Verstappen 212   15 12 12 12 15 12 10 12 26 10 26 19 4 15 12
5 Sebastian Vettel 212   12 10 15 15 12 18 18 11 12 18 15 13 25 18
6 Carlos Sainz Jr. 76   6 4 8 8 4 8 10 10 8 10
7 Pierre Gasly 73   4 9 8 11 4 1 6 12 8 2 4 4
8 Alexander Albon 64   2 1 4 8 1 10 8 8 10 12
9 Daniel Ricciardo 42   6 2 8 6 12 8
10 Nico Hülkenberg 35   6 6 4 1 4 10 2 1 1
11 Sergio Pérez 35   1 4 8 8 6 6 2
12 Lando Norris 35   8 4 2 8 2 1 6 4
13 Daniil Kvyat 33   1 2 6 1 2 15 6
14 Kimi Räikkönen 31   4 6 2 1 6 2 4 6
15 Kevin Magnussen 20   8 6 4 2
16 Lance Stroll 19   2 2 2 12 1
17 Romain Grosjean 8   1 1 6
18 A.Giovinazzi 4   1 2 1
19 Robert Kubica 1   1
20 George Russell 0  

 

Construtores:

 Cla   Construtor   Pontos  Grandes Prêmios
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21
1 Mercedes 612   44 43 43 43 44 40 38 43 25 44 2 29 33 34 22 44 41
2 Ferrari 433   22 26 25 26 22 18 33 26 30 15 18 27 38 25 43 15 24
3 Red Bull/Honda 323   15 16 21 12 23 23 14 13 32 22 26 27 10 12 23 22 12
4 McLaren/Renault 111   8 10 4 8 10 12 8 10 12 1 6 12 10
5 Renault 77   6 6 2 14 4 7 4 22 2 1 9
6 Toro Rosso/Honda 59   1 2 1 2 10 1 2 23 1 8 4 4
7 Racing Point/Mercedes 54   2 1 4 10 2 12 9 6 6 2
8 Alfa Romeo/Ferrari 35   4 6 2 1 6 3 4 6 2 1
9 Haas/Ferrari 28   8 7 1 10 2
10 Williams/Mercedes 1   1

 

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set 29 2019

Rússia 2019: Mercedes vence o duelo tático

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Hamilton emplacou a sua 82ª vitória na F-1,  no GP da Rússia

Hamilton na Fórmula 1, acontecida no GP da Rússia, foi resultado da prova mais tática do ano. Tanto a Mercedes como a Ferrari foram ousadas na estratégia da corrida de Sochi. A Ferrari deu o pulo do gato na largada. Charles Leclerc, o pole position, simplesmente fechou Hamilton, que largava em segundo, abrindo para que Sebastian Vettel assumisse a ponta, formando a dobradinha da Ferrari no início do grande prêmio. Uma plano bem bolado e melhor executado, surpreendendo  a Mercedes e que ainda previa a troca de posição para devolver a liderança a Leclerc que sacrificou a posição em benefício da estratégia.

Mas a Mercedes reagiu. Seguiu Vettel e Leclerc de perto esperando para  dar o bote no pit stop de pneus. Fato que aconteceu na 29ª volta e, ironicamente, beneficiado pela quebra da Ferrari de Vettel, na 25ª , e a entrada do safety car,  — primeiro virtual e depois físico — que permaneceu até o 32º giro.

Hamilton assumiu a liderança seguido de Valtteri Bottas — que fez a troca de pneus na mesma volta do parceiro– e consumou a dobradinha da Mercedes à frente de Charles Leclerc.

Foi o grande golpe da Mercedes que, como todos sabiam, rendia melhor com os pneus de composto médio. Leclerc ainda fez outro pit stop na volta 31, na tentativa de chegar nas 0Mercedes com os composto duros. Realmente, ameaçou Bottas com a maior velocidade nas retas da Ferrari, mas a boa performance dos Flechas de Prata na curvas, impediu que a aproximação de Leclerc resultasse na ultrapassagem.

Com a proteção de Bottas, Hamilton desfilou para uma vitória, de quebra, emplacando a volta mais rápida, que lhe deu a soma de 322 pontos e a liderança folgada no campeonato ( veja classificação).

No entanto, o GP da Rússia demonstrou que Ferrari e Mercedes estão muito próximas, o que leva ao grande suspense  para a próxima corrida, GP do Japão, em Suzuka. Uma pista veloz e com características especiais, ótima para o duelo tira-teima entre as máquinas e o potencial de Leclerc contra Hamilton. (LM)

Análise:

NUESTRA OPINION

Jose Maria Rubio

 

El desenlace de la carrera rusa deja en bandeja los títulos a Mercedes y Hamilton. Podrían festejar el primero en Japón y el segundo en México. A Mercedes, sin tener el mejor coche le salió todo bien. Ferrari ha progresado mucho, pero aún le falta afinar detalles. Ese mismo detalle que dejó a Mercedes sin victoria en Singapur se volvió en contra de los italianos en Sochi. Salir con ruedas medias fue la apuesta para un stint largo de inicio de los coches plata. Eso dejaba abierta la estrategia a poder cambiar a duras o blandas. Viendo cómo iban los que llevaban las blandas se dieron cuenta de que ahí estaría la clave y con ellas se hicieron invencibles en la segunda parte de la carrera. El coche de seguridad provocado por Russell fue una mera anécdota, ya que Leclerc tras su segunda parada se vio impotente para atacar a Bottas en el primer sector, que era el único sitio donde podía hacerlo y se acabó conformando.(JMR)

Grid:

oto   Carro / Motor   Tempo   Atraso
[s]  
 Atraso
[%]  
1 16 Charles Leclerc Ferrari 1’31.628
2 44 Lewis Hamilton Mercedes 1’32.030 0.402 0.439
3 5 Sebastian Vettel Ferrari 1’32.053 0.425 0.464
4 77 Valtteri Bottas Mercedes 1’32.632 1.004 1.096
5 55 Carlos Sainz Jr. McLaren/Renault 1’33.222 1.594 1.740
6 27 Nico Hülkenberg Renault 1’33.289 1.661 1.813
7 4 Lando Norris McLaren/Renault 1’33.301 1.673 1.826
8 8 Romain Grosjean Haas/Ferrari 1’33.517 1.889 2.062
9 33 Max Verstappen Red Bull/Honda 1’32.310 0.682 0.744
10 3 Daniel Ricciardo Renault 1’33.661 2.033 2.219
11 11 Sergio Pérez Racing Point/Mercedes 1’33.958 2.330 2.543
12 99 A.Giovinazzi Alfa Romeo/Ferrari 1’34.037 2.409 2.629
13 20 Kevin Magnussen Haas/Ferrari 1’34.082 2.454 2.678
14 18 Lance Stroll Racing Point/Mercedes 1’34.233 2.605 2.843
15 7 Kimi Räikkönen Alfa Romeo/Ferrari 1’34.840 3.212 3.505
16 10 Pierre Gasly Toro Rosso/Honda 1’33.950 2.322 2.534
17 63 George Russell Williams/Mercedes 1’35.356 3.728 4.069
18 23 Alexander Albon Red Bull/Honda 1’39.197 7.569 8.261
19 88 Robert Kubica Williams/Mercedes 1’36.474 4.846 5.289
20 26 Daniil Kvyat Toro Rosso/Honda

Classificação:

la   Nº   Piloto   Carro / Motor   Voltas   Tempo   Atraso/Abandono 
1 44 Lewis Hamilton Mercedes 53 1:33’38.992
2 77 Valtteri Bottas Mercedes 53 1:33’42.821 3.829
3 16 Charles Leclerc Ferrari 53 1:33’44.204 5.212
4 33 Max Verstappen Red Bull/Honda 53 1:33’53.202 14.210
5 23 Alexander Albon Red Bull/Honda 53 1:34’17.340 38.348
6 55 Carlos Sainz Jr. McLaren/Renault 53 1:34’24.881 45.889
7 11 Sergio Pérez Racing Point/Mercedes 53 1:34’27.720 48.728
8 4 Lando Norris McLaren/Renault 53 1:34’36.741 57.749
9 20 Kevin Magnussen Haas/Ferrari 53 1:34’37.771 58.779
10 27 Nico Hülkenberg Renault 53 1:34’38.833 59.841
11 18 Lance Stroll Racing Point/Mercedes 53 1:34’39.813 1’00.821
12 26 Daniil Kvyat Toro Rosso/Honda 53 1:34’41.488 1’02.496
13 7 Kimi Räikkönen Alfa Romeo/Ferrari 53 1:34’47.902 1’08.910
14 10 Pierre Gasly Toro Rosso/Honda 53 1:34’49.068 1’10.076
15 99 A.Giovinazzi Alfa Romeo/Ferrari 53 1:34’52.338 1’13.346
(16) 88 Robert Kubica Williams/Mercedes 28 51’42.308 Abandono
(13) 63 George Russell Williams/Mercedes 27 48’58.002 Abandono
(2) 5 Sebastian Vettel Ferrari 26 45’29.330 Power Unit
(18) 3 Daniel Ricciardo Renault 24 43’41.568 Accident damage
8 Romain Grosjean Haas/Ferrari 0 Colisão

 

Pilotos:

 Cla   Piloto   Pontos  Grandes Prêmios
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21
1 Lewis Hamilton 322   18 25 25 18 26 25 25 25 10 26 2 25 18 16 12 26
2 Valtteri Bottas 249   26 18 18 25 18 15 13 18 15 18 4 15 18 10 18
3 Charles Leclerc 215   10 16 10 11 10 15 15 18 15 12 25 25 18 15
4 Max Verstappen 212   15 12 12 12 15 12 10 12 26 10 26 19 4 15 12
5 Sebastian Vettel 194   12 10 15 15 12 18 18 11 12 18 15 13 25
6 Pierre Gasly 69   4 9 8 11 4 1 6 12 8 2 4
7 Carlos Sainz Jr. 66   6 4 8 8 4 8 10 10 8
8 Alexander Albon 52   2 1 4 8 1 10 8 8 10
9 Lando Norris 35   8 4 2 8 2 1 6 4
10 Daniel Ricciardo 34   6 2 8 6 12
11 Nico Hülkenberg 34   6 6 4 1 4 10 2 1
12 Daniil Kvyat 33   1 2 6 1 2 15 6
13 Sergio Pérez 33   1 4 8 8 6 6
14 Kimi Räikkönen 31   4 6 2 1 6 2 4 6
15 Kevin Magnussen 20   8 6 4 2
16 Lance Stroll 19   2 2 2 12 1
17 Romain Grosjean 8   1 1 6
18 A.Giovinazzi 4   1 2 1
19 Robert Kubica 1   1
20 George Russell 0  

 

 Cla   Construtor   Pontos  Grandes Prêmios
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21
1 Mercedes 571   44 43 43 43 44 40 38 43 25 44 2 29 33 34 22 44
2 Ferrari 409   22 26 25 26 22 18 33 26 30 15 18 27 38 25 43 15
3 Red Bull/Honda 311   15 16 21 12 23 23 14 13 32 22 26 27 10 12 23 22
4 McLaren/Renault 101   8 10 4 8 10 12 8 10 12 1 6 12
5 Renault 68   6 6 2 14 4 7 4 22 2 1
6 Toro Rosso/Honda 55   1 2 1 2 10 1 2 23 1 8 4
7 Racing Point/Mercedes 52   2 1 4 10 2 12 9 6 6
8 Alfa Romeo/Ferrari 35   4 6 2 1 6 3 4 6 2 1
9 Haas/Ferrari 28   8 7 1 10 2
10 Williams/Mercedes 1   1

 

 

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